
Evento gratuito “Estude na República Tcheca” acontece dia 14 de outubro das 17h às 21h, participe!
No dia 14 de outubro (quinta-feira), das 17h às 21h, estudantes brasileiros e seus familiares poderão participar da primeira edição da feira virtual “Estude na República Tcheca”.
Durante o evento gratuito, terão a chance de falar diretamente com representantes de 24 universidades de excelência na República Tcheca e da iniciativa oficial do governo tcheco sobre os programas educacionais do país.
Para participar, basta se cadastrar no site. Após o cadastro, os inscritos receberão um e-mail com suas informações de login.
Ao acessar a Feira, será possível pesquisar as instituições por nome, tipos de cursos e localização. Da mesma forma que em um evento presencial, participantes vão percorrer os estandes das instituições em busca de informações e conversar ao vivo por meio de chamadas de áudio e vídeo.
A relação custo-benefício, excelência do ensino, a qualidade de vida e a localização vantajosa do país no centro da Europa são boas razões para escolher a República Tcheca para estudar. “Nossas universidades estão entre as mais antigas do mundo e são reconhecidas internacionalmente por seus programas em Engenharia, Ciência da Computação, Bioquímica e Negócios”, afirma Jakub Tesar, chefe do Departamento de Educação Superior da Agência Nacional Tcheca para Educação e Pesquisa (DZS).
Mais de mil cursos são oferecidos em inglês em 61 universidades a um custo acessível quando comparados a outros países europeus (entre três e 15 mil euros). Para os que decidirem estudar na língua tcheca, o ensino superior em instituições públicas permanece gratuito para todas as nacionalidades. É possível aproveitar os programas de bolsas oferecidos pelas universidades e até mesmo participar de programas de intercâmbio internacional, como o European Erasmus +.
O custo de vida na República Tcheca é muito mais baixo do que em qualquer país da Europa Ocidental e é estimado entre 350 e 750 dólares mensais para cobrir acomodação, alimentação e um pouco de diversão (viagens, cinemas e exposições de arte). Outro benefício é a possibilidade de trabalhar meio período e ganhar algum dinheiro extra.
“A República Tcheca está classificada como o quinto lugar mais acessível para se viver na Europa e é o oitavo país mais seguro do mundo, de acordo com o Global Peace Index 2020. Praga e Brno estão entre as 10 principais cidades do mundo voltadas para estudantes (pesquisa QS) e, de acordo com a pesquisa da revista inglesa Time Out, Praga acaba de ser eleita a cidade mais bonita do mundo”, informa Klara Tonkova, integrante do “Estude na República Tcheca”.
Estudantes são atraídos pela República Tcheca por seu rico patrimônio histórico e cultural. “Nosso país é famoso por suas cidades magníficas, castelos e vilas medievais, sua beleza natural, hospitalidade excepcional e vida noturna vibrante repleta de jovens de todo o mundo. Localizada no coração da Europa, o acesso a países como Áustria, Alemanha, Polônia e Eslováquia é fácil e leva apenas duas ou três horas de ônibus ou trem”, complementa Klara.
Para obter mais informações sobre como estudar na República Tcheca, visite o site oficial Study in the Czech Republic.
> Serviço |Evento gratuito “Feira Virtual “Estude na República Tcheca”
Quem promove: Agência Nacional Tcheca para Educação e Pesquisa Internacional (DZS)
Data e horário: 14 de outubro, das 17h às 21h
Faça sua Inscrição AQUI.
Andrea Tissenbaum, a Tissen, escreve sobre estudar fora e a experiência internacional. Também oferece assessoria em educação e carreiras internacionais.
Entre em contato: tissenglobal@gmail.com