
São mais de 60 bolsas Fulbright para doutorandos, professores/pesquisadores sênior e júnior e graduados em Letras. Inscrições até 02 e 30/08.
Em tempos de pandemia é bom ver uma luz no fim do túnel! A Comissão Fulbright Brasil está oferecendo bolsas para brasileiros recém formados em letras, estudantes de doutorado, professores universitários e pesquisadores.
São mais de 60 oportunidades para 2021, em onze programas diferentes, nas melhores universidades dos Estados Unidos. Os benefícios, concedidos no âmbito do Programa de Intercâmbio Educacional e Cultural do governo dos Estados Unidos, têm o objetivo de ampliar o entendimento entre a sociedade estadunidense e as de outros países.
As candidaturas devem ser feitas online no site da Fulbright Brasil até 02 ou 30 de agosto de 2020, dependendo do programa. As bolsas cobrem seguro-saúde, despesas de passagem aérea, manutenção nos EUA e visto J1, entre outros benefícios.
> Bolsas para estudantes:
- Bolsa para ensinar português – Foreign Language Teaching Assistant (FLTA):
15 bolsas, de nove meses de duração, para brasileiros ensinarem português nos Estados Unidos. Candidatos selecionados são alocados em universidades americanas, onde auxiliam no ensino de português e frequentam cursos sobre a cultura e história dos EUA, além de outras disciplinas de seu interesse. Inscrições abertas até 02 de agosto.
- Doutorado sanduíche: São 30 bolsas, de nove meses de duração, destinadas a estudantes de doutorado em todas as áreas do conhecimento, com início em agosto/setembro de 2021 e término em abril/maio de 2022. Inscrições abertas até 02 de agosto.
> Bolsas para pesquisadores e professores:
- Professor /pesquisador visitante: professores e pesquisadores de todas as disciplinas, com mais de sete anos de doutoramento, podem-se candidatar a 10 bolsas de três ou quatro meses de duração para realizar pesquisas e/ou ministrar palestras em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos. O candidato deve apresentar carta de aceitação da instituição anfitriã nos EUA. Inscrições abertas até 02 de agosto.
– Professor/pesquisador visitante júnior: programa oferece até 10 bolsas destinadas a jovens doutores, ativos no ensino de pós-graduação/graduação, em qualquer área do conhecimento, que possuam vínculo permanente com Instituições de Ensino Superior e/ou de pesquisa brasileiras. Os candidatos selecionados poderão realizar pesquisas, ministrar palestras e/ou apresentar cursos/seminários para a pós-graduação em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos EUA, com duração de três ou quatro meses. Inscrições abertas até 02 de agosto.
> Bolsas para Professores sênior:
– Cátedra em todas as disciplinas na UC Davis: Com duração de quatro meses, esta bolsa é para ministrar cursos e realizar pesquisa. Os candidatos devem elaborar uma proposta de curso detalhado sobre como contribuirá para o ensino no campus da UC Davis e um projeto de pesquisa que deve incluir um plano detalhado, cronograma, recursos esperados, local de pesquisa ou laboratório proposto e afiliação proposta. Inscrições abertas até 30 de agosto.
- Cátedra na Emory University: voltada a professores/pesquisadores com dez anos de experiência profissional para realizar pesquisa, cursos e ocasionalmente ministrar palestras e seminários para estudantes de pós-graduação na Emory University, Atlanta. As atividades devem ser relacionadas a áreas como Humanidades, Ciência, Ciências Sociais, Artes, Direito, Biomedicina, Saúde Pública, Enfermagem e Administração. Inscrições abertas até 02 de agosto.
– Cátedra em Estudos Brasileiros na Universidade de Massachusetts Amherst: para professores e pesquisadores com comprovada experiência nas áreas de Relações Raciais, Estudos Feministas/de Gênero, Movimentos Sociais, Políticas Sociais, Linguística e/ou Antropologia Cultural, Ideologia de Linguagem, Sociologia Política, Economia Política, História, Estudos Culturais e/ou Comunicação. O selecionado deverá lecionar uma disciplina para pós-graduação, na sua área de especialidade. Inscrições abertas até 02 de agosto.
– Estudos Brasileiros em UT Austin: destinada a professores e pesquisadores com experiência comprovada. O candidato selecionado deverá lecionar uma disciplina para pós-graduação ou graduação avançada na Universidade do Texas, Austin, em tema relacionado a Tensões Sócio-Culturais e Políticas Públicas. Inscrições abertas até 30 de agosto.
– Cátedra em Design Industrial na Purdue University: voltada para professores e pesquisadores para ministrar curso e realizar pesquisa na área de Design Industrial. A bolsa tem duração de quatro meses. Candidato ideal deve ser capaz de abordar os desafios da área de forma interdisciplinar. Inscrições abertas até 02 de agosto.
– Saúde Global na Rutgers: esta cátedra de quatro meses, busca professores e pesquisadores para ministrar cursos bolsa e fazer pesquisa na área de Saúde Global na Universidade Rutgers, em New Jersey. Candidatos podem ter formação nas áreas de Ciências da Saúde ou Ciências Sociais. Inscrições abertas até 30 de agosto.
– Cátedra em Saúde Pública na UCSD: São quatro meses na Universidade da California, San Diego ministrando cursos e realizando pesquisa na área de Saúde Pública. As candidaturas devem incluir um syllabus e projeto de pesquisa na área. Inscrições abertas até 30 de agosto.
Andrea Tissenbaum, a Tissen, escreve sobre estudar fora e a experiência internacional. Também oferece assessoria em educação e carreiras internacionais.
Entre em contato: tissen@uol.com.br
Siga o Blog da Tissen no Facebook, Twitter e Instagram.
*Fonte: Comissão Fulbright Brasil