
2º ano do mestrado, mobilidade de professores ou mestrado em Ciência de Dados e Segurança na França, em 2020 ou 2021, confira!
Como tenho repetido, apesar da crise que estamos vivendo com o coronavírus, você não deve desistir dos seus planos de estudar no exterior. Ao contrário, aproveite seu tempo para pesquisar os sites das universidades, compreender os programas de ensino que interessam e preparar seus materiais de candidatura.
Escolhida diversas vezes por estudantes internacionais como destino ideal para viver e estudar, a França tem instituições de ensino superior excepcionais e oferece um forte sistema de apoio a alunos estrangeiros. Dessa forma, o país garante uma experiência singular para quem quer se aperfeiçoar academicamente.
>> Confira as três oportunidades oferecidas:
1. Bolsas da Embaixada da França
Financiamento parcial para estudantes de nacionalidade brasileira, já admitidos no segundo ano do Master (M2), em uma instituição de ensino pública francesa.
A bolsa é de um semestre e destina-se aos alunos do ano letivo 2020-2021. Entre os benefícios estão a isenção de taxas pré-consulares, taxas de visto e taxas acadêmicas, além de um auxílio de 310 euros por mês.
O prazo final para candidaturas, foi estendido até o dia 15 de junho e é possível apresentar a carta de aceitação no curso até o dia 7 de julho. Mais informações no site da Campus France Brasil
2. Fondation Maison des Sciences de l’Homme – Programa de Mobilidade Internacional para Professores
O programa Directeurs d’Études Associés – DEA 2021, oferece a professores estrangeiros a oportunidade de desenvolver pesquisas na área de ciências humanas e sociais na França, durante uma estadia de quatro a seis semanas. Os selecionados receberão uma bolsa de 3.404 euros para cobrir gastos com transporte e estadia, além do apoio da instituição.
Podem candidatar-se professores ou diretores que tenham um doutorado completo ou formação equivalente e exerçam funções em um estabelecimento de ensino superior e pesquisa. Os candidatos também devem ter idade inferior a 65 anos no momento de sua estadia.
A primeira sessão de candidaturas vai até o dia 15 de junho. Saiba mais AQUI.
3. Master in Data & Security Science – École d’Ingénieurs – ESAIP
A formação, com duração de dois anos, é oferecida em inglês em Angers, na França. O diferencial do programa é a inclusão de francês para estrangeiros na grade curricular, o que ajuda na integração e empregabilidade dos alunos na França. Dois estágios também fazem parte da formação, conferindo maior experiência prática aos alunos.
As candidaturas vão até o dia 15 de julho. Saiba mais no site da Campus France.
Andrea Tissenbaum, a Tissen, escreve sobre estudar fora e a experiência internacional. Também oferece assessoria em educação e carreiras internacionais.
Entre em contato: tissen@uol.com.br