Université de Grenoble, Alpes, França | FotO: P baldwin89, via Wikimedia Commons
Université de Grenoble, Alpes, França | FotO: P baldwin89, via Wikimedia Commons
São cinco oportunidades, oferecidas por instituições de ensino e pela Embaixada da França no Brasil, com as inscrições ainda abertas!

Se você pensa em estudar na França, precisa conferir estas cinco bolsas de estudo, nas mais diversas áreas do conhecimento, selecionadas pelo Campus France Brasil, agência oficial do governo francês para a promoção dos estudos na França.

As bolsas são para programas de graduação, mestrado e doutorado, e vão da isenção parcial das taxas universitárias anuais a ajudas de custo de até mil euros mensais, não perca estas oportunidades!

1. Programa Erasmus Mundus Bioceb

As inscrições para o European Master in Biological and Chemical Engineering for a Sustainable Bioeconomy encerram no dia 24 de fevereiro. O programa oferece bolsas de pós-graduação para interessados em pesquisar bioeconomia, campo de estudos que defende um modelo de produção industrial baseado no desenvolvimento sustentável. Com duração de dois anos e totalmente lecionado em inglês, o Bioceb baseia-se na parceria de cinco instituições de ensino europeias, entre elas a AgroParisTech e a Université de Reims- Champagne-Ardenne (URCA). A bolsa cobre as taxas de inscrição, custos da viagem e oferece mil euros mensais para gastos pessoais.

2. Programa Bienvenue en France

São mais de 80 bolsas parciais, oferecidas pela Embaixada da França no Brasil a brasileiros e estrangeiros aqui residentes, em processo de candidatura para graduação (Licence) e pós-graduação (Master) em universidades públicas na França. Bolsistas selecionados receberão entre 84% e 93% de redução nas taxas de matrículas anuais. As candidaturas devem realizadas até o dia 5 de março pelo site do Campus France Brasil. Caso a universidade de seu interesse não seja conectada à plataforma, o pedido de bolsa deve ser realizado até o dia 30 de abril.

3. Programa de cofinanciamento de doutorado em cotutela para brasileiros

A Embaixada da França no Brasil está com as inscrições abertas, até 16 de março, para o programa de cofinanciamento de doutorado em cotutela para brasileiros. Projetos aprovados receberão um subsídio de cofinanciamento para estadias na França por um período de seis meses por ano, durante, no máximo, os três últimos anos do doutorado.

4. Talent Academy Grants – Université de Pau et Pays de l’Adour

Université de Pau et Pays de l’Adour (UPPA) está com as inscrições abertas até 24 de abril para as bolsas Talent Academy Grants, que se aplicam aos Masters de alto nível do projeto E2S UPPA. O projeto é parte do programa Future Investments, lançado pelo governo francês, e busca encontrar novas soluções na área de energia e meio ambiente através de parcerias com importantes órgãos de pesquisa. As bolsas são de oito mil euros para os programas Master 1 e Master 2.

5. Master IDEX (Grenoble)– diversas instituições

Université Grenoble Alpes está com as inscrições abertas para as bolsas de Master IDEX (Initiatives d’Excellence), destinadas a estudantes estrangeiros aprovados em um programa de mestrado nas instituições École Nationale Supérieure d’Architecture de Grenoble (ENSAG), Institut Polytéchnique de Grenoble (INP), Sciences Po Grenoble ou Université Grenoble Alpes (UGA). Os prazos variam conforme o curso e a instituição de ensino. As bolsas, concedidas a alunos do primeiro ou segundo ano do Master, são de oito mil euros para um ano letivo. Para concorrer, interessados devem candidatar-se a um programa de Master oferecido por uma das instituições citadas acima.

Quer conhecer outras oportunidades de estudo na França? Confira todas essas informações no catálogo de bolsas do Campus France Brasil (link – oportunidades para brasileiros).

Andrea Tissenbaum, a Tissen, escreve sobre estudar fora e a experiência internacional. Também oferece assessoria em educação e carreiras internacionais
Entre em contato: tissen@uol.com.br

Siga o Blog da Tissen no FacebookTwitter e Instagram.

Fonte: Campus France Brasil

Compartilhe

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here