
São 10 editais para cátedras Fulbright nos EUA, destinados a professores e pesquisadores brasileiros de diversas áreas. Inscrições até 31/08!
A Comissão Fulbright no Brasil está recebendo candidaturas para 10 ‘Cátedras Fulbright’ nos Estados Unidos. Destinadas a professores e pesquisadores brasileiros, com histórico de ensino e potencial para fazer contribuições significativas em pesquisa, as oportunidades
envolvem uma ampla gama de disciplinas.
As inscrições estão abertas até o dia 31 de agosto. Os intercâmbios acadêmicos envolvem as mais diferentes áreas de atuação e têm duração de quatro meses a um ano.
1. Cátedra em Estudos Alimentares na Universidade da Califórnia, Davis
Esta cátedra, com duração de quatro meses, busca professores e pesquisadores para ministrar curso e realizar pesquisa na área de Estudos Alimentares. Candidatos devem elaborar uma proposta de curso detalhada sobre como contribuirão para o ensino no campus da UC Davis e um projeto de pesquisa com plano de trabalho – incluindo cronograma, necessidades de recursos esperados, local de pesquisa ou laboratório e afiliação propostos. Saiba mais AQUI.
2. Cátedra em Educação de Engenharia na Universidade Purdue, West Lafayette
Voltada a professores e pesquisadores, a bolsa Fulbright, com duração de quatro meses, é para ministrar curso e realizar pesquisa na área de Educação de Engenharia. Candidaturas devem incluir um syllabus e projeto de pesquisa relacionado a estudos interdisciplinares, com ênfase em Educação de Engenharia. Saiba mais AQUI.
3. Cidades Globais na City University of New York – CUNY
Destinada a acadêmicos das seguintes áreas:
– Ambiental
– Política social
– Saúde pública
– Transporte
– Educação
– Resiliência ambiental
– Planejamento urbano
O candidato selecionado deverá ministrar um curso para alunos avançados de graduação ou pós-graduação, e desenvolver pesquisa em temas relacionados à Cidades Globais. Também deverá apresentar um fórum sobre pesquisa a ser realizada em coordenação com a universidade. Saiba mais AQUI.
4. Saúde Global na Rutgers University, New Jersey
Esta bolsa Fulbright, na Universidade de Rutgers, em New Jersey, tem duração de quatro meses. Durante o intercâmbio, acadêmicos ministram curso e realizam pesquisa na área de Saúde Global. Candidatos podem ter formação nas áreas de Ciências da Saúde ou em Ciências Sociais. Saiba mais AQUI.
5. Música e outras Artes na Universidade de Indiana
A cátedra se destina a acadêmicos ou profissionais que atuem nas áreas de:
– Música: performance, composição, estudos de jazz, teoria musical, musicologia, etnomusicologia e artistas)
– Artes: artes visuais, teatro, drama ou dança contemporânea.
A bolsa compreende um semestre acadêmico para realizar performances, pesquisas e/ou ministrar cursos. Saiba mais AQUI.
6. Cátedra J. William Fulbright – Dra. Ruth Cardoso na Georgetown University
Voltada a professores e pesquisadores brasileiros que atuem em instituição de ensino superior em uma das seguintes áreas com foco em processos sociais e políticos contemporâneos:
– Antropologia
– Ciência Política
– Sociologia
– História do Brasil
O candidato selecionado deverá passar um semestre ou um ano acadêmico, ministrando cursos e realizando pesquisa. O programa é uma parceria entre a Comissão Fulbright, FAPESP e Georgetown University. Saiba mais AQUI.
7. Ciências Agrárias na Universidade de Nebraska
Destinada a professores pesquisadores, com comprovada experiência na área das Ciências Agrárias e foco na ampliação da produtividade e eficiência dos sistemas agrícolas. O candidato selecionado deverá passar quatro meses ministrando cursos e/ou realizando pesquisa na University of Nebraska, em Lincoln. Saiba mais AQUI.
8. Estudos Brasileiros na Universidade de Massachusetts, Amherst
A cátedra se destina a acadêmicos com comprovada experiência nas seguintes áreas:
– Relações Raciais
– Estudos Feministas/de Gênero
– Movimentos Sociais
– Políticas Sociais
– Linguística e/ou Antropologia Cultural
– Ideologia da Linguagem
– Sociologia Política
– Economia Política
– História
– Estudos Culturais e/ou Comunicação
O candidato selecionado deverá, ao longo de quatro meses, lecionar uma disciplina para pós-graduação (no departamento correspondente), em sua área de especialidade. Saiba mais AQUI.
9. Estudos Brasileiros na University of Texas at Austin – UT Austin
A cátedra em Estudos Brasileiros na Universidade de Texas Austin se destina a professores e pesquisadores com experiência comprovada. O candidato selecionado deverá lecionar uma disciplina para pós-graduação ou graduação avançada em tema relacionado a Tensões Sócio-Culturais e Políticas Públicas na Comunidade e Planejamento Regional. Saiba mais AQUI.
10. Cátedra na Emory University, em Atlanta
Esta cátedra busca experiente professor brasileiro para realizar pesquisa e ministrar palestras, seminários e cursos para estudantes de pós-graduação, por até quatro meses, na Emory University. As atividades devem ser relacionadas às seguintes áreas:
– Ciências Humanas
– Ciências Naturais
– Ciências Sociais
– Artes
– Direito
– Biomedicina
– Saúde Pública
– Enfermagem
– Administração
Saiba mais AQUI.
Andrea Tissenbaum, a Tissen, escreve sobre estudar fora e a experiência internacional. Também oferece assessoria em educação e carreiras internacionais.
Entre em contato: tissen@uol.com.br