Programa de Trainee Santander 2019 | Crédito: divulgação 
Programa de Trainee Santander 2019 | Crédito: divulgação
Banco selecionará até 30 candidatos. Os cinco trainees com melhor performance receberão bolsa de estudos para curso no Babson College, em Boston.

O Santander acaba de abrir as inscrições para o Programa de Trainee 2019. O banco busca recém-formados que tenham concluído o curso a partir de dezembro de 2017 ou universitários que se formem até dezembro de 2019, de qualquer universidade brasileira e área de conhecimento.

“Nosso foco é encontrar pessoas que verdadeiramente têm fit cultural com o Santander e que participem da construção de uma organização comprometida com seus clientes e com a sociedade”, explica Vanessa Lobato, vice-presidente de Recursos Humanos do Santander.

O processo seletivo será realizado em parceria com Cia de Talentos e será dividido em cinco etapas. A primeira (inscrição) e segunda etapas já inserem o candidato na jornada de seleção online. A terceira envolve entrevista e dinâmica online em grupo, e as duas etapas finais terão foco em aprofundar os conhecimentos sobre o Santander, com cases de negócio presenciais. Vale reforçar que os custos de deslocamento para as últimas etapas são de responsabilidade do Banco Santander.

Candidatos ideais são pessoas comprometidas, que enfrentam obstáculos, têm espírito empreendedor e são propositivas. Devem demonstrar atenção genuína na relação humana, o que demanda um perfil de servir, cuidar, estar próximo e ter atenção ao outro. Não é necessário ter experiência profissional para participar.

Este ano, até 30 candidatos serão selecionados. As atividades terão início em dezembro, em uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil e na América Latina, segundo o GPTW (Great Place To Work). O programa tem duração de 12 meses. Os admitidos participarão de ações com conteúdos técnicos e comportamentais e farão job rotation com atuação em projetos estratégicos. Sempre com a coordenação do RH e com o suporte de executivos do Banco que atuarão como mentores.

De acordo com Vanessa Lobato, os novos trainees “serão estimulados e desenvolvidos durante um ano com o que há de melhor para que de fato possam se tornar futuras lideranças.  Queremos fazer isso abraçando a diversidade acadêmica, de gênero, de raça e de regionalidade. Nossa intenção é ter ao menos um representante de cada região do Brasil aprovado”.

Atualmente o Banco conta com 30 trainees selecionados em 2018. Os cinco com melhor performance durante o programa receberão uma Bolsa de Estudos para um curso de uma semana no Babson College, em Boston, previsto para julho de 2020.

Para a engenheira agronômica Tayna Campista, de 25 anos, ser trainee é uma oportunidade para se aperfeiçoar. “Recebemos conhecimentos técnicos em Gestão de Projetos, Metodologia Ágil, Design Thinking, Mercado Financeiro, Economia, entre outros treinamentos que podemos escolher de acordo com nossos interesses. O programa se preocupa muito em nos deixar livres para trilhar o nosso caminho dentro do Santander, independente da área de formação. Para mim, o que mais me motivou foi a possibilidade de conhecer áreas diferentes do banco antes de escolher a alocação final, visto que estou conhecendo um universo novo, e revisitando meus interesses e aptidões. Já atuei com atacado e varejo e, a todo momento, tenho colocado em prática a atitude de dono e desenvolvido novas habilidades técnicas e pessoais com colegas e mentores”, ela explica.

Lilian Lacerda, de 28 anos e graduada em psicologia, nunca imaginava que passaria em um processo de trainee. Acreditava que somente candidatos com inglês fluente, oriundos das mais renomadas universidades do país e com bagagem internacional seriam aceitos. “Me surpreendi, pois não me enquadro em nenhum destes critérios. O Santander compreendeu que se almeja ser um banco melhor, precisa ser diverso e para melhor refletir a sociedade, seria necessário eliminar algumas exigências para abrir a oportunidade para mais pessoas”, elogia.

Ainda segundo ela, essa oportunidade mudou sua perspectiva de carreira. “Me abriu inúmeras possibilidades. Sinto que estou desenvolvendo muito o meu lado profissional e amadurecendo graças à mentoria. Percebo que posso ser quem eu sou, o que para mim era difícil por ter vindo de uma realidade diferente da maioria. Minha mentora está sempre ao meu lado, buscando extrair o melhor de mim ao enfrentar as adversidades dentro do trabalho, e me lembrando para não esquecer o meu passado e usá-lo como combustível para o meu futuro. Tenho a percepção que após entrar no Santander como trainee, estou dando passos largos em direção aos meus objetivos de vida e de carreira”.

Interessados em participar do Programa de Trainee do Santander podem se inscrever até o dia 12 de agosto pelo site.

Os aprovados receberão um salário de R$ 6.700,00 e benefícios como plano de saúde, odontológico, vale refeição e alimentação, participação nos lucros e previdência privada, entre outros.

Andrea Tissenbaum, a Tissen, escreve sobre estudar fora e a experiência internacional. Também oferece assessoria em educação e carreiras internacionais.
Entre em contato: tissen@uol.com.br

Siga o Blog da Tissen no InstagramFacebook Twitter.

 

Compartilhe

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here