
São bolsas integrais ou parciais para graduação, mestrado, mobilidade de professores, doutorado e pós-doc. As inscrições estão abertas, não perca os prazos!
Se você está pensando em estudar no exterior, agora é a hora de tirar seu sonho do papel. As ofertas para bolsas parciais ou integrais que ainda estão com as inscrições abertas são excelentes, vale muito a pena candidatar-se.
Na Espanha, Holanda, Irlanda ou Nova Zelândia, você certamente estudará em instituições de ensino renomadas e poderá dar um “up” na sua formação. Isso sem falar na experiência que vai ganhar vivendo no exterior por um tempo prolongado!
Confira as oportunidades:
>> Espanha:
A Fundação Carolina está oferecendo 723 bolsas de estudo para especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado na Espanha. O total de 183 programas acadêmicos, inclui:
– Dois novos programas destinados a abordar as disparidades de gênero existentes nas áreas acadêmicas STEM (Engenharia, Ciência, Matemática e Tecnologia)
– A mobilidade acadêmica em ambos os sentidos: estudantes e pesquisadores da América Latina na Espanha, e estudantes e pesquisadores espanhóis na América Latina.
– A implementação da Agenda 2030, tornando a educação, a ciência, a tecnologia e a inovação, a sustentabilidade e a igualdade entre mulheres e homens, vetores centrais de cooperação de desenvolvimento avançado que a mesma exige.
Os prazos de solicitação para inscrição nas diferentes modalidades de bolsas podem ser feitos nas seguintes datas:
– 7 de março às 9:00 (horário espanhol) para as bolsas de pós-graduação
– 5 de abril às 9:00 (horário espanhol) para as bolsas de doutorado e estadias de curta duração de pós-doc, programas de mobilidade de professores e estudos institucionais
Todas as informações sobre as bolsas de estudo podem ser encontradas no site da Fundación Carolina. As inscrições também devem ser feitas online.
>> Holanda
O programa Orange Tulip Scholarship Brazil – OTS está oferecendo a estudantes brasileiros mais de 70 bolsas para graduação, mestrado e MBA. As inscrições vão até 01 de maio.
Nesta edição do OTS, as bolsas são nas áreas de ciências biológicas e saúde, ciências exatas e tecnológicas, artes e ciências humanas. Todas para cursos lecionados em inglês e internacionalmente reconhecidos.
As bolsas OTS incluem o valor total ou parcial da anuidade e algumas delas podem oferecer a cobertura de outros gastos, como visto e seguro de saúde. No entanto, algumas despesas como moradia e passagens aéreas, são de responsabilidade do estudante selecionado.
Confira a lista de instituições participantes do programa para saber quais custos estão incluídos na oportunidade relacionada à universidade de seu interesse. É possível candidatar-se a até quatro instituições de ensino holandesas.
Leia o passo a passo para apresentar sua candidatura ao Orange Tulip Scholarship Brazil 2019 AQUI. Saiba tudo sobre as bolsas OTS AQUI.
>> Irlanda
Se você está interessado em estudar na Irlanda, o programa Government of Ireland International Education Scholarships, está oferecendo 60 bolsas de até um ano para graduação, mestrado e doutorado em todas as áreas do conhecimento.
As inscrições vão até 29 de março de 2019 e devem ser feitas online.
Os benefícios incluem isenção das taxas da universidade e apoio financeiro no valor de 10 mil euros, para cobrir as despesas e manutenção do estudante por um ano.
Mas antes de fazer sua inscrição, você deve se candidatar a um programa em uma universidade irlandesa e ser aceito. Além disso, deve apresentar boas habilidades de comunicação, excelente desempenho acadêmico e profissional, e boas motivações para concorrer à bolsa. Atividades extracurriculares – como trabalho voluntário, comunitário, artes e esportes – também serão avaliadas.
Consulte o edital do programa de bolsas na Irlanda AQUI. Leia mais sobre estudar neste país incrível AQUI.
>> Nova Zelândia
As inscrições para as bolsas de estudo concedidas pelo governo da Nova Zelândia estão abertas e vão até o dia 14 de março.
As bolsas são destinadas a estudantes do ensino superior – graduação e pós-graduação – e cobrem passagens aéreas de ida e volta, o valor do curso universitário e seguro médico. Além disso, também incluem um auxílio para despesas com acomodação e rotinas de estudo, como compra de livros, materiais escolares e gastos com pesquisa (para alunos de pós-graduação).
As candidaturas devem ser feitas online. Saiba mais AQUI.
O ensino da Nova Zelândia é reconhecido internacionalmente como o que melhor prepara os alunos para o futuro. O mérito foi apontado em 2018 pela revista The Economist, por meio do estudo Worldwide Educating for the Future Index. O país possui oito universidades, todas elas classificadas entre as 3% melhores do mundo, de acordo com o prestigiado ranking internacional QS World University Rankings.
Andrea Tissenbaum, a Tissen, escreve sobre estudar fora e a experiência internacional. Também oferece assessoria em educação e carreiras internacionais.
Entre em contato: tissen@uol.com.br
Siga o Blog da Tissen no Facebook, Twitter e Instagram.