
As inscrições para o Programa de Bolsas de Estudo para Alunos de Graduação 2019 – KGSP – na Coreia do Sul estão abertas e vão até 5/10!
O Governo da República da Coreia acaba de abrir as inscrições para o Programa de Bolsa de Estudos para Alunos de Graduação – 2019 (KGSP).
O investimento do país em educação e pesquisa é notável. Cinco universidades coreanas estão ranqueadas entre as 100 melhores do mundo no QS World University Ranking: Seoul National University, Korea Advanced Institute of Science & Technology – KAIST, Pohang University of Science and Technology – POSTECH, Korea University e Sungkyunkwan University.
Yonsei University, Hanyang University, Kyung Hee University e Ewha Womans University estão ranqueadas entre as 300 melhores. Não é à toa que atualmente a Coreia do Sul é a terceira maior economia da Ásia e a 13ª maior economia do mundo.
Este ano, quatro bolsas serão oferecidas a cidadãos brasileiros. Uma delas será destinada a candidatos Overseas Korean – descendentes de coreanos cujos pais, assim como eles, não possuam nacionalidade coreana.
A bolsa é para um período de estudo de cinco anos. Cursos como medicina, odontologia, farmácia e arquitetura, não serão contemplados por esta oportunidade.
Candidatos selecionados estudarão a língua coreana por um ano em uma instituição designada pelo National Institute for International Education – NIIED. Na sequência, darão início ao curso superior escolhido no momento da inscrição.
Uma vez na Coreia do Sul, bolsistas aprovados no processo seletivo deverão atingir o nível 3 no teste de proficiência em coreano – TOPIK.
Interessados têm até o dia 5 de outubro para envio dos documentos à Embaixada da Coreia do Sul no Brasil.
> O que é preciso para você se candidatar à bolsa
- Ser cidadão brasileiro, filho de pais brasileiros
- Ter menos de 25 anos de idade até 1 de março de 2019
- Gozar de boa saúde física e mental
- Ter um diploma do Ensino Médio até 1 de março de 2019
- Apresentar um rendimento de 80% (média geral das notas) durante todo o Ensino Médio
- Ter excelente domínio do idioma inglês
- Não ter recebido previamente uma bolsa de estudos do governo da Coreia e não ter concluído o ensino médio na Coreia
> Documentos que deverá apresentar
Um envelope contendo documentos originais e outros três envelopes com cópias de:
- Formulário (Form 1)
- NIIED Pledge (Form 2)
- Carta pessoal (Form 3)
- Plano de estudos (Form 4)
- Duas cartas de recomendação (Form 5)
- as cartas devem ser escritas em inglês por duas pessoas diferentes que possam dar referências válidas sobre as habilidades dos candidatos – professores do ensino médio, diretor de escola ou orientador educacional
- Os “recomendadores” devem fazer quatro cópias das cartas, assina-las e lacrar os envelopes
- Completed Self Medical Assessment (Form 6)
- Diploma de Ensino Médio: os que irão finalizar o ensino médio no fim de 2018 devem apresentar um certificado provisório de conclusão
- Histórico escolar incluindo uma descrição do sistema de notas utilizado pela escola
- Documento que comprove a cidadania brasileira do candidato e de seus pais. Por exemplo: certidão de nascimento ou cópia do passaporte dos pais.
- Prêmios recebidos (opcional)
- Candidatos que comprovem proficiência em coreano ou inglês podem ter preferência no processo de seleção e devem apresentar os resultados dos testes:
- TOPIK – Test of Proficiency in Korean
- TOEFL, TOEIC ou IELTS Academic (TOEFL ITPs não é aceito) – para proficiência em inglês
- Certificado de saúde (Form 7, apenas para candidatos que passarem para segunda etapa de seleção). Este certificado precisará ser preenchido e assinado por um médico
- Cópia do passaporte do candidato (apenas para candidatos que passarem para segunda etapa de seleção)
- Documento que comprove descendência coreana e documentos adicionais que indicam a geração (aplicável apenas para quem se candidatar à cota Overseas Korean)
Todos os Forms a serem preenchidos pelos candidatos estão incluídos no edital do programa.
> Dicas para preparação de sua documentação:
- Leia atentamente o edital do programa e preencha todos os formulários em inglês ou em coreano
- Traduções juramentadas serão necessárias para documentos originalmente emitido em português (ex: histórico escolar, diploma, certificados etc.). Caso o documento tenha sido originalmente emitido em inglês, cópia autenticada é suficiente
- No texto de apresentação (carta pessoal), escreva sobre seus estudos, atividades, interesse pela Coreia e tudo aquilo que possa ajudar em sua candidatura. Esta é a oportunidade perfeita para você mostrar os motivos pelos quais deveria ser escolhido para a bolsa
- Ao preparar seu plano de estudos, pesquise a grade curricular da universidade de sua escolha e demonstre que está informado sobre o curso e as matérias que deseja cursar
- Organize todos os formulários e documentos solicitados. Faça três cópias da documentação original. Envie os documentos originais em um envelope marcado como “originais”. Coloque as outras três cópias em três envelopes separados na mesma ordem. Os quatro envelopes devem ser colocados em um envelope maior e enviados para a Embaixada da Coreia
> Os documentos devem ser enviados para:
Departamento de Cultura
Embaixada da República da Coreia
SEN – Av. das Nações, Lote 14 – Asa Norte
Brasília – DF CEP: 70800-915
> Atenção:
- Os documentos deverão ser entregues (em mãos ou por via postal) à Embaixada da Coreia no período de 10 de setembro a 5 de outubro de 2018.
Importante: a data de 5 de outubro não se refere ao limite de postagem, mas sim à data limite de chegada dos documentos à Embaixada. Documentos que chegarem após a data limite serão desconsiderados. - Dúvidas serão sanadas pelo e-mail kgspbrasil@mofa.go.kr. Mas fique atento e só envie um e-mail após ter lido com bastante atenção o edital do programa.
A Embaixada reforça que o edital do KGSP traz todas as informações necessárias para a candidatura ao programa de bolsas. Perguntas para as quais o edital traz respostas e/ou alternativas, assim como dúvidas referentes a informações que já constam nos documentos disponíveis não serão respondidas.
Caso sua dúvida persista, detalhes sobre as condições e requerimentos da bolsa de estudos, formulário de inscrição, relação de cursos e universidades e demais informações podem ser obtidas no próprio edital ou no FAQ disponível no site da Embaixada.
Os sites www.niied.go.kr ou www.studyinkorea.go.kr também são importantes fontes de informações.
Andrea Tissenbaum, a Tissen, escreve sobre estudar fora e a experiência internacional. Também oferece assessoria em educação e carreiras internacionais.
Entre em contato: tissen@uol.com.br
Siga o Blog da Tissen no Instagram, Facebook e Twitter.
Fonte: Embaixada da República da Coreia na República Federativa do Brasil