Passei público no Rio Garone, Toulouse | Foto: David McKelvey, via Flickr
Passei público no Rio Garone, Toulouse | Foto: David McKelvey, via Flickr
A vibrante Toulouse recebe mais de 120 mil estudantes anualmente e oferece excelentes opções para quem quer estudar na França.

Localizada às margens do rio Garona, no Sul da França, Toulouse, é uma cidade que fervilha. Com 450 mil habitantes em sua área central, dos quais pouco mais de 120 mil são estudantes universitários, é totalmente multicultural e absolutamente jovem de espírito.

Conhecida como “La Ville Rose”, em função dos tijolos cor de rosa usados em suas construções, em 2017 foi eleita a terceira melhor cidade para estudantes na França, na categoria Student Mix do QS Best Student Cities Index.

Esquiando nas proximidades de Toulouse | Foto: fmos.at, via Flickr
Esquiando nas proximidades de Toulouse | Foto: fmos.at, via Flickr

É o destino ideal para quem gosta de atividades ao ar livre, em todas as estações. São mais de 15 parques, praças, jardins e uma belíssima esplanada à beira do Rio Garonne para passear, andar de bicicleta ou deitar na grama para ler um livro. Além disso, sua proximidade com os Pirineus garante ótimas opções para quem gosta de esquiar e brincar na neve.

Curiosamente, o esporte mais famoso da cidade é o rúgbi. O Stade Toulousain, time local, venceu quatro vezes a Copa Heineken, principal competição do esporte na Europa.

Toulouse também é uma cidade onde a arte, a história e a cultura, estão muito presentes. Além de dois destinos classificados como Patrimônios Mundiais da UNESCO – o Canal du Midi e a Basílica de St. Sernin, tem belos museus como o de História Natural, o Museu de Belas Artes (Musée des Augustins), o Museu Geordes Labit, e a Fondation Bemberg.  Outra opção imperdível é a Cité de L’Espace, onde as maravilhas do universo e experiências espaciais podem ser vivenciadas pelos visitantes.

Canal du Midi, Toulouse | Foto: Marcel Musil, via Flickr
Canal du Midi, Toulouse | Foto: Marcel Musil, via Flickr

Excelentes instituições de ensino fazem de Toulouse uma referência acadêmica importante na França. A cidade, que abriga a terceira maior população universitária do país, tem uma vida noturna agitada, com as infinitas opções de cafés e restaurantes regionais e internacionais.

Toulouse é o centro aeroespacial da Europa e o lugar ideal para quem quer estudar engenharia. Além do conglomerado de instituições especializadas na área, a fábrica da Airbus, aberta à visitação, também fica ali. Imagine estagiar em uma empresa que fabrica diversos modelos de aviões! Por isso, não deixe de conferir os cursos do INSA – Institut National des Sciences Appliquées.

Os jardins da Université Toulouse 1 | Foto: Metronews Toulouse, via Flickr
Os jardins da Université Toulouse 1 | Foto: Metronews Toulouse, via Flickr

O sistema da Université de Toulouse, com raízes no século 13, é um dos mais antigos do mundo. Incorpora a Université Toulouse 1 – Capitole, Université Toulouse 2 – Jean Jaurès e a Université Toulouse III – Paul Sabatier, todas reconhecidas internacionalmente. Nas três instituições há possibilidade de estudar em inglês ou francês, da graduação ao doutorado.

Biblioteca da Université Paul Sabatier, Toulouse | Foto: Espagno Milani Architectes, via Flickr
Biblioteca da Université Paul Sabatier, Toulouse | Foto: Espagno Milani Architectes, via Flickr

A Toulouse Business School – TBS, fundada em 1903 e acreditada pelas três principais associações certificadoras de escolas de negócios no mundo – AMBA, AACSB e EQUIS, é uma excelente opção para quem é da área de negócios. A jovem Toulouse School of Economics – TSE, fundada em 2006, e ranqueada entre as melhores da Europa, também. Jean Tirole, diretor da instituição, foi laureado em 2014 com o prêmio Nobel de Economia.

Toulouse School of Economics | Foto: Cesar Sabas, via Wikimedia Commons
Toulouse School of Economics | Foto: Cesar Sabas, via Wikimedia Commons

Em Toulouse, estudantes internacionais encontrarão um ambiente cosmopolita e bastante aberto à diversidade cultural. Mais de 20% dos alunos vêm de diferentes partes do mundo, agregando enorme valor ao desenvolvimento pessoal e ao processo educacional aos que ali estudam.

O custo de vida é relativamente baixo. Estudantes com menos de 26 anos têm acesso mensal ilimitado ao sistema de transportes local por apenas 10 euros. Além disso, todos os universitários podem fazer suas refeições nos restaurantes universitários, chamados de CROUS. Quanto à moradia, não se preocupe! Com esse volume de estudantes na cidade, tem sempre alguém disposto a dividir o aluguel com você.

Pausa para o almoço na Université Toulouse II | Foto: Gyrostat, via Wikimedia Commons
Pausa para o almoço na Université Toulouse II | Foto: Gyrostat, via Wikimedia Commons

Na França, estudantes internacionais têm os mesmos direitos que os franceses. Podem beneficiar-se de subsídios para moradia, seguro social, alimentação, transportes públicos, cinemas e teatros, e alguns outros outros descontos. Mais detalhes devem ser conferidos nos departamentos de cooperação internacional das instituições de ensino.

É um lugar e tanto para quem quer estudar na França, então não perca tempo e inclua este destino em seu projeto de estudar no exterior!

>> Leia mais sobre estudar na França:

> Saiba mais sobre estudar na França

Bolsas Eiffel para mestrado e doutorado na França

Andrea Tissenbaum, a Tissen, escreve sobre estudar fora e a experiência internacional. Também oferece assessoria em educação e carreiras internacionais
Entre em contato: tissen@uol.com.br

Siga o Blog da Tissen no InstagramFacebook, e Twitter.

 

Compartilhe

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA