Ensino médio no exterior - United World Colleges | Crédito: Divulgação
Ensino médio no exterior – United World Colleges | Crédito: Divulgação
United World Colleges selecionam estudantes do ensino médio para ingresso em 2019 – bolsas parciais e integrais disponíveis. Inscrições até 15/7.

United World Colleges – UWC busca estudantes de todo o Brasil para concluir o ensino médio no exterior junto a jovens de diversas nacionalidades. As inscrições vão até 15 de julho.

Desde a inauguração de sua primeira unidade em 1962, a UWC seleciona anualmente estudantes de mais de 150 nacionalidades. Jovens entre 15 e 18 anos, embarcam em uma experiência de high school imersiva, verdadeiramente multicultural e transformadora.

Ao longo de dois anos convivem intensamente, residindo nos alojamentos das próprias escolas. O programa residencial torna os estudantes protagonistas de seu aprendizado e desenvolvimento como cidadãos globais. A experiência é centrada na missão de fazer da educação uma força em prol da paz e de um futuro sustentável.

Atualmente, a UWC está presentes em 17 países: Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Japão, Tailândia, País de Gales, Suazilândia, China, Singapura, Holanda, Costa Rica, Bósnia e Herzegovina, Armênia, Noruega, Itália, Alemanha e Índia.

Os estudantes selecionados serão desafiados pelo currículo acadêmico do Bacharelado Internacional, reconhecido internacionalmente por sua exigência. Em seu tempo livre, se dedicarão a atividades extracurriculares que exercitarão a criatividade, seu condicionamento físico e habilidades sócio-emocionais. Além disso, essas atividades promoverão seu compromisso individual com a comunidade e o voluntariado.

As aulas serão ministradas em inglês em todos os colégios. Na Costa Rica, algumas disciplinas serão oferecidas em espanhol. Bolsas parciais e integrais estão disponíveis.

No Brasil, o processo seletivo é realizado em três etapas, visando a participação de estudantes de todo o território nacional:

  • 1ª etapa: formulário de apresentação pessoal, prova objetiva (Português, Matemática, Conhecimentos Gerais e Lógica) e prova dissertativa
  • 2ª etapa: entrevista (presencial ou online)
  • 3ª etapa: convívio (dinâmicas de grupo – presencial)

Este ano, todas as provas serão oferecidas online. Saiba mais AQUI.

A organização seleciona estudantes de diversos perfis, origens, realidades e escolas. Em cada etapa avalia características como:

  • Maturidade
  • Responsabilidade
  • Autonomia
  • Capacidade de liderança
  • Motivação
  • Resiliência
  • Abertura para outras culturas e pessoas
  • Bom desempenho acadêmico

Fluência em línguas estrangeiras não é um requisito do processo seletivo. Entende-se que ao longo dos dois anos nas escolas, os alunos adquirem esta fluência para ter sucesso academicamente e comunicar-se com segurança.

Quem pode participar:

  • Estudantes que estejam cursando o 1º ou 2º ano do Ensino Médio (ou equivalente para escolas técnicas) no momento da inscrição – estudantes de escolas internacionais devem estar no 9th ou 10th grade
  • Idade: mínimo de 15 e máximo de 18 anos de idade até 31/08/2019
  • Brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil com registro nacional de estrangeiro

As inscrições devem ser feitas online até 15 de julho no site do programa. A taxa de inscrição é de R$ 70 até 18 de junho (com possibilidade de solicitar isenção até a mesma data) e de R$ 100 para quem se inscrever posteriormente.

A partir de agosto de 2018, 10 estudantes recém-aprovados no processo seletivo da UWC Brasil iniciarão seus estudos no exterior. Vão conviver e estudar por dois anos com jovens de mais de 80 países!

Conheça todos os detalhes do Programa Residencial da United World Colleges AQUI.

Andrea Tissenbaum, a Tissen, escreve sobre estudar fora e a experiência internacional. Também oferece assessoria em educação e carreiras internacionais
Entre em contato: tissen@uol.com.br

Siga o Blog da Tissen no FacebookTwitter e Instagram.

Compartilhe

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here