
Quer fazer um mestrado, doutorado ou pesquisa na Itália? E um curso em artes, música, dança ou em cultura e língua italiana? Confira estas bolsas!
O Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália está oferecendo bolsas de estudo a estrangeiros que não residam na Itália e a italianos que vivam no exterior.
A duração das bolsas varia de acordo com o curso selecionado e a renovação será decidida a partir do desempenho do aluno no programa de sua escolha. Para mestrado, cursos em Artes, Música e Dança, doutorado e pesquisa, as bolsas são de seis a nove meses. Para cursos de cultura e língua italiana, a duração do benefício é de três meses.
Pesquise as ofertas das universidades italianas AQUI. Fique atento às exigências de cada instituição de ensino.
As bolsas cobrem as taxas dos programas universitários e incluem um seguro de saúde e 900 euros a cada trimestre. Para os cursos em língua e cultura italiana, as taxas de inscrição devem ser pagas.
> Quem pode se candidatar:
- As candidaturas só devem ser apresentadas por estudantes estrangeiros que não residam em Itália e por cidadãos italianos residentes no estrangeiro – IRE – que possuam qualificação acadêmica adequada para se inscreverem em uma universidade ou instituto italiano. As bolsas IRE são oferecidas para os seguintes países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Etiópia, Peru, África do Sul, Uruguai e Venezuela. Saiba mais AQUI.
- Idade:
- até 28 anos para os cursos de mestrado, Artes, Música e Dança (AFAM), Língua e Cultura italianas
- até 30 anos para os programas de doutorado
- até 40 anos para os programas de pesquisa
- Proficiência em idiomas de acordo com o Common European Framework of Reference for Languages (CEFR):
- Para programas em italiano: nível B2 no idioma (mínimo). Confira a tabela de certificação AQUI.
- Para programas em inglês: nível B2 no idioma. Saiba quais são as notas correspondentes com o exame IELTS AQUI e com o TOEFL AQUI.
- Candidatos aos cursos de cultura e idioma italiano devem apresentar nível A2 no idioma (mínimo). Confira a tabela de certificação AQUI.
As candidaturas devem ser feitas online até o dia 30 de abril.
Conheça todos os detalhes sobre estas bolsas de estudo no site do Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália.
Andrea Tissenbaum, a Tissen, escreve sobre estudar fora e a experiência internacional. Também oferece assessoria em educação e carreiras internacionais.
Entre em contato: tissen@uol.com.br