Estudar na Suécia | Estocolmo| Foto: Linus Leijon photograpy, via Flickr
Estudar na Suécia | Estocolmo| Foto: Linus Leijon photograpy, via Flickr
País da inovação, com uma população jovem e multicultural, a Suécia é um excelente destino para você que está pensando em estudar no exterior!

Já pensou em estudar em um lugar que estimula você a pensar de uma forma criativa e independente? Esta é a Suécia, país de população jovem e multicultural, onde suas opiniões serão muito bem vindas.

Com aproximadamente 10 milhões de habitantes, dentre os quais 2 milhões tem menos de 18 anos e 23% origem estrangeira, a Suécia fica localizada ao norte da Europa. É um dos países chamados de nórdicos ou escandinavos, formados também pela Dinamarca, Finlândia, Islândia e Noruega.

Gotalândia (sul), Svealand (central) e Norlândia (norte), compõem as três principais regiões do país. Estocolmo, a capital, é a maior cidade. Mas outros importantes centros como Gotemburgo, Malmo, Uppsala e Lund, também formam o cenário urbano sueco.

Embora as intensidades climáticas variam conforme a região, a Suécia tem as quatro estações do ano bem definidas. Os longos e frios invernos são compensados pelo visual da maravilhosa Aurora Boreal, que pode ser vista entre setembro e março em Kiruna e Abisko, mais ao norte do país.

Estudar na Suécia | Aurora Boreal | Foto: Tim De Decker, via Flickr
Estudar na Suécia | Aurora Boreal | Foto: Tim De Decker, via Flickr

Se você é fã de atividades ao ar livre, fique certo que por lá elas acontecem durante o ano todo, não importa a temperatura. Um vasto território, coberto por florestas e áreas rurais, garante a possibilidade de caminhadas, passeios de bicicleta e mais. É que uma lei de direito de acesso público (Allemansrätten), permite livre trânsito a todas as zonas rurais, mesmo quando em terras privadas. Qualquer pessoa pode caminhar, escalar montanhas, acampar, colher plantas e frutas, não importa o lugar. Mas em contrapartida, todos têm a responsabilidade de tratar a flora, fauna e propriedades alheias com respeito.

Estudar na Suécia | Kiruna | Foto: 63Grad Photography, via Flickr
Estudar na Suécia | Kiruna | Foto: 63Grad Photography, via Flickr

Lagom, uma palavra sem tradução oficial, representa muito bem o estilo de vida na Suécia, onde as pessoas convivem harmoniosamente. Lago, quer dizer “adequado”, “moderado”, “suficiente” – alguns dos qualificativos usados em referência ao comportamento social no país.

A Suécia é o quarto país na Europa que mais respeita os direitos dos homossexuais, segundo a International Lesbian, Gay, Bisexual, Trans e Intersex Association (ILGA-Europe). Além disso, é o terceiro melhor país do mundo em qualidade do ar, água, saneamento, biodiversidade e mudanças climáticas no Índice de Desenvolvimento Ambiental (EPI).

Modelo em igualdade de gênero, desde 1990 a discriminação é ilegal nos locais de trabalho. Mulheres e homens devem ter o mesmo poder para moldar suas próprias vidas e a sociedade. Em 1974, a Suécia estabeleceu que mulheres e homens têm direito a 480 dias de licença parental remunerada para cuidar de seus filhos recém-nascidos. Com certeza, um dos lugares mais liberais e igualitários do mundo para se viver.

Estudar na Suécia | Metrô de Estocolmo: Foto: Arid, via Flickr
Estudar na Suécia | Metrô de Estocolmo: Foto: Arid, via Flickr

Inovação é a palavra que melhor define a Suécia. Foram os suecos que, dentre muitas coisas, inventaram o sistema de monitoração de curto alcance (AIS), o marca-passo cardíaco, o sistema de embalagem Tetra Pak, o zíper e o bluetooth. E no mundo digital, criaram o Spotify, Skype e os games Candy Crush e Minecraft.

Embora a grande maioria dos habitantes fale inglês fluentemente, o sueco é a língua oficial do país. Mas vale a pena se empenhar em aprender o idioma local, para fazer sua experiência ser mais completa e cheia de oportunidades. Você pode fazer um dos cursos de sueco para imigrantes (Swedish for immigrants), oferecidos em diversos lugares como educação continuada para adultos (kommunal vuxenutbildning).

Lund University | Foto: Barnyz, via Flickr
Lund University | Foto: Barnyz, via Flickr

As principais instituições de ensino superior são o Karolinska Institute e a Lund University, ambas entre as 100 melhores do mundo, segundo o ranking do Times Higher Education. A  politécnica KTH – Royal Institute of Technology é uma das melhores universidades da Europa. Uppsala University é a mais antiga da Suécia e dos países nórdicos. Para quem quer estudar engenharia e temas relacionados à tecnologia, a Chalmers University of Technology está entre as 100 melhores do mundo. Assim como a Stockholm University, também ranqueada entre as top 100 nos cursos de artes e humanidades. Outras  instituições prestigiadas são a Stockholm School of Economics, University of Gothenburg,  Linköping University e Umeå University. E para os criativos, a inovadora Hyper Island tem sua sede em Estocolmo.

Karolinska Institute | Foto: Ainali, via Wikimedia Commons
Karolinska Institute | Foto: Ainali, via Wikimedia Commons

A busca por moradia é facilitada pela maioria das universidades que oferecem serviços especificamente voltados a estudantes internacionais. Mas como o custo de vida no país é alto, especialmente em Estocolmo, normalmente as principais opções para estrangeiros são dormitórios ou flats universitários.

Uppsala University | Foto: Jonas Ryberg, Wikimedia Commons
Uppsala University | Foto: Jonas Ryberg, Wikimedia Commons

University Admissions é um sistema centralizado de inscrições e admissões nas universidades suecas. Para os que querem candidatar-se a estudar na Suécia, o primeiro passo é encontrar o curso de interesse em uma das universidades e verificar os requisitos de admissão. Confira quais documentos precisará providenciar aqui.

Alunos admitidos em um curso de mais de três meses de duração precisam de uma permissão de residência para estudantes. Os sites da embaixada da Suécia ou do Hotcourses Brasil oferecem todas as informações sobre a documentação necessária para fazer a solicitação desse documento. A Suécia tem uma embaixada em Brasília e consulados em Belo Horizonte, Fortaleza, Manaus, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

KTH - Royal Institute of Technology | Foto: Jonas Bergsten, via Wikimedia Commons
KTH – Royal Institute of Technology | Foto: Jonas Bergsten, via Wikimedia Commons

Todos os anos o Swedish Institute (Instituto Sueco), agência governamental, oferece bolsas de estudo para estudantes e pesquisadores internacionais. Diversas universidades também oferecem bolsas. Vale a pena visitar os sites e pesquisar as oportunidades. Confira também a lista de instituições com bolsas disponíveis no site Study in Sweden!

Andrea Tissenbaum, a Tissen, escreve sobre estudar fora e a experiência internacional. Também oferece assessoria em educação e carreiras internacionais. 
Entre em contato: tissen@uol.com.br

Siga o Blog da Tissen no FacebookTwitter e Instagram.

Compartilhe

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here