
Novo programa franco-alemão oferece bolsas de 4 anos para pesquisa em meio ambiente. Inscrições abertas até 13/10.
Pesquisadores estão convidados a cooperar com acadêmicos alemães e franceses em pesquisas sobre meio ambiente: mudanças climáticas, transição de energia e sistemas da terra.
Parceiros na implementação da agenda climática do Acordo de Paris, os dois países criaram o Franco-German Fellowship Programme on Climate, Energy and Earth System Research. O programa oferece bolsas de quatro anos para pesquisadores que tenham concluído o doutorado com distinção e conduzido pesquisas de excelência por pelo menos dois anos após a defesa da tese. Os candidatos não podem ter residido na Alemanha nos últimos dois anos.
Este novo programa de pesquisa em meio ambiente é parte da iniciativa francesa batizada de “Make our planet great again”. O DAAD financia o programa com recursos do Ministério Federal para Educação e Pesquisa (BMBF) no valor de 15 milhões de euros. A bolsa para os quatro anos de trabalho pode chegar a um milhão de euros para pesquisadores júniores e até 1,5 milhão de euros para pesquisadores sêniores.
O DAAD coordena a seleção alemã, cujo primeiro prazo se encerra em 13 de outubro. Nessa primeira etapa, os interessados devem submeter sua candidatura individualmente. Os selecionados para a segunda etapa deverão elaborar uma proposta completa em conjunto com uma instituição alemã de sua escolha (universidade ou instituto de pesquisa).
> Conheça todos os detalhes do processo seletivo AQUI.
> Leia a chamada para inscrições AQUI.
Andrea Tissenbaum, a Tissen, escreve sobre estudar fora e a experiência internacional. Também oferece assessoria em educação e carreiras internacionais.
Entre em contato: tissen@uol.com.br
Siga o Blog da Tissen no Facebook, Twitter e Instagram.