MBA | Foto: Simon Frase University, via Flickr
MBA | Foto: Simon Frase University, via Flickr
Se você está pensando em se candidatar a um MBA, no Brasil ou no exterior, prepare-se. Analise bem as opções e suas exigências antes de fazer uma escolha. 

Para quem está pensando em se candidatar ar um MBA, dicas boas podem ser valiosas. Uma delas é participar de uma feira, como o The MBA Tour, que acontece dia 19/08 em São Paulo e dia 21/08 no Rio de Janeiro. Ter conhecimento de causa sempre ajuda muito na organização, escolhas e no resultado final, acredite.

Planejamento inicial

O primeiro passo para escolher um MBA é ter clareza do que você busca: Uma mudança de carreira? Evolução dentro da sua área? Expansão da sua rede de contatos?

Localização do programa

Selecione também o local mais apropriado para o programa que procura. Você pode escolher um MBA no exterior, em sua própria cidade ou em outra cidade dentro do seu país. Ao tomar essa decisão você deve considerar a rede de contatos que vai formar, dependendo do lugar escolhido e da relevância desse network para seus objetivos profissionais. Se você busca trabalho no exterior ou quer investir em uma carreira multinacional, talvez um MBA no exterior seja a melhor escolha. Se seus objetivos forem mais locais ou você não puder sair do seu país por algum motivo, limite sua busca a instituições regionais.

Pesquisa completa

Outra parte importante do processo é pesquisar bastante! Leia sobre os cursos, visite os campi, converse com ex-alunos e com representantes das universidades. Colete o máximo de informações possível e aproveite as feiras, como o The MBA Tour, para se apresentar a equipes de admissão estrangeiras, parte importante do processo.

Exames de admissão

Estude e faça o GMAT ou o GRE (provas de admissão requeridas para cursos de pós-graduação e MBA no mundo todo). Simulados diagnósticos ajudarão você a saber em que nível está e a traçar uma estratégia de estudo. Em geral, são necessários seis meses de preparação. Há muito material preparatório nos sites do GMAT e do GRE. Se achar conveniente, procure ajuda especializada (cursos especificamente voltados para os exames).

Prestando o MBA

Os programas de MBA valorizam muito as cartas de apresentação e as dissertações, a pontuação no GMAT/GRE, o currículo e as cartas de recomendação. Destaque suas conquistas, habilidades de liderança e atividades extracurriculares. Os programas também querem conhecer seu engajamento fora do ambiente profissional também.

Entrevista

Uma vez que você for chamado para uma entrevista, certifique-se de estar bem preparado para o grande dia. Essa é sua chance de causar uma ótima impressão! Muitas vezes, os candidatos de MBA não dão a devida importância à inteligência relacional. Uma das partes mais importantes do processo é a entrevista com os diretores de admissão, onde o candidato deve demonstrar boa capacidade de comunicação (ao falar e também ao escutar).

Contar sua história do jeito certo é algo que pode destacar você em meio à concorrência. Explique claramente porquê deseja cursar o MBA e como isso pode te ajudar na sua carreira. Não se esqueça de demonstrar o que você pode agregar à instituição, lembrando que se trata de uma via de duas mãos!

Filtre suas opções

Ao receber suas aprovações, faça listas de prós e contras, visite as instituições e converse com pessoas já formadas pelos programas para escolher o curso ideal.

Matricule-se na instituição dos seus sonhos!

O perfil ideal para ser recrutado combina traços de personalidade, habilidades e pontuações. Os diretores de admissão procuram candidatos com capacidade de liderança dentro e fora do ambiente de trabalho. Isso pode ser demonstrado por meio de cargos de gerência, trabalhos de voluntariado ou iniciativas implementadas por você. As instituições querem saber se você tem algo positivo a acrescentar às suas comunidades.

Se optar por um MBA no exterior, não perca a chance de participar do The MBA Tour:

The MBA Tour – São Paulo
Dia 19 de agosto, sábado, das 9h às 17h
Hotel Inter-Continental – Alameda Santos,  1123 – Jardins – São Paulo, SP
Inscrições AQUI
Mais informações AQUI

The MBA Tour – Rio de Janeiro
Dia 21 de agosto, segunda-feira, das 16h às 22h
JW Marriott  – Av. Atlântica, 2600 – Copacabana – Rio de Janeiro, RJ
Inscrições AQUI
Mais informações AQUI

Andrea Tissenbaum, a Tissen, escreve sobre estudar fora e a experiência internacional. Também oferece assessoria em educação e carreiras internacionais
Entre em contato: tissen@uol.com.br

Siga o Blog da Tissen no FacebookTwitter e Instagram.

Compartilhe

DEIXE UMA RESPOSTA