Doutorado e pós-doc em Portugal | Foto: Edgar Jimenez, via Wikimedia Commons
Doutorado e pós-doc em Portugal | Foto: Edgar Jimenez, via Wikimedia Commons
A Fundação para a Ciência e Tecnologia oferece bolsas para doutorado e pós-doc em qualquer área do conhecimento. Estude em Portugal!

A Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal (FCT) está oferecendo bolsas para doutorado e pós-doutorado. As candidaturas devem ser feitas on-line até as 17h00 do dia 15 de julho (horário de Lisboa).

Bolsas de pós-doutorado – Destinam-se a candidatos doutorados, preferencialmente há menos de seis anos, para realizarem pesquisa em instituições do sistema científico e tecnológico português. A duração máxima da bolsa é de seis anos não podendo ser concedida por períodos inferiores a três meses consecutivos.

Bolsas de doutoramento – Destinam-se a candidatos que satisfaçam as condições necessárias ao ingresso no doutorado e que pretendam desenvolver trabalhos de pesquisa. A duração máxima da bolsa é de quatro anos, não podendo ser concedida por períodos inferiores a três meses consecutivos.

Podem candidatar-se cidadãos portugueses, cidadãos de outros estados membros da União Europeia, cidadãos de estados terceiros detentores de título de residência válido ou beneficiários do estatuto de residente de longa duração, ou cidadãos provenientes de países com os quais Portugal tenha celebrado acordos de reciprocidade, como o Brasil.

No caso das bolsas de pós-doutorado podem ainda candidatar-se cidadãos estrangeiros não residentes em Portugal, desde que a candidatura seja apoiada por uma instituição nacional e o plano de trabalho decorra integralmente em Portugal.

>> Para concorrer às bolsas de doutorado é necessário ter concluído, até a data de submissão da candidatura, o grau acadêmico de mestre ou:
– Ter grau de licenciatura e um currículo escolar, científico ou profissional especialmente relevante e que seja reconhecido pelo órgão científico legal e estatutariamente competente da universidade onde pretendem ser admitidos, atestando capacidade para a realização do doutorado;

– Não ter sido beneficiado por uma bolsa de doutorado ou de doutorado em empresas diretamente financiada pela FCT.
– Não ter sido selecionado para atribuição de qualquer bolsa em qualquer programa de doutorado FCT.

>> Para concorrer a uma bolsa de pós-doutorado é necessário:
– Ter concluído, até a data de submissão da candidatura, o grau acadêmico de doutor;
– Não ter sido beneficiado por uma bolsa de pós-doutorado diretamente financiada pela FCT.

Os candidatos selecionados receberão ajuda de custo para sua manutenção mensal de acordo com os valores fixados no regulamento. Quando aplicável, outros complementos de bolsa, tais como mensalidades, auxílio instalação, viagem e seguro de saúde.

>> Como concorrer
As candidaturas devem ser submetidas on-line, utilizando o formulário disponível no portal de concursos a bolsas até as 17h00 (horário de Lisboa) do dia 15 de julho. Apenas uma única candidatura poderá ser apresentada por pessoa.

Antes de submeter sua candidatura os interessados devem ler os seguintes documentos: –– Aviso de abertura,
– Guião de Candidatura,
– Guião de Avaliação,
– Estatuto do Bolseiro de Investigação 
– Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT (obrigatório).

>> Avaliação
A avaliação das candidaturas será realizada por painéis de avaliação com base em três critérios:
– mérito do candidato;
– mérito do plano de trabalho;
– mérito das condições de acolhimento.

O mérito dos candidatos a bolsa de doutorado será avaliado com base em dois sub-critérios: notas, refletindo seu percurso acadêmico, e currículo pessoal.

O mérito dos candidatos para a bolsa de pós-doutorado será avaliado a partir de um único critério, o currículo pessoal (que reflete o seu percurso científico e profissional).

Cartas de motivação e de recomendação (documentos obrigatórios) e as várias dimensões do currículo que possam demonstrar um percurso científico e profissional relevante também serão consideradas.

Fonte: FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia

Compartilhe

13 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde! estou interessada em concorrer à bolsa de doutoramento do FCT, mas tenho uma dúvida. Sou mestre em História pela Universidade Federal de Ouro Preto, e lendo os guias fiquei confusa sobre, se tenho que ter um registro de reconhecimento do meu diploma de mestre para me candidatar a uma bolsa para estudar em Portugal. Aguardo
    Muito obrigada

  2. Boa tarde.

    Sou doutoranda no Brasil na área de Cienca da Propriedade Intelectual e tenho interesse em uma complementação nessa área em Portugal ou Espanha, ou talvez um pos doc, saberias me indicar alguma IES que tenha algo na área de ciência e tecnologia, transferência de tecnologias .etc.

    • Maria Jose, boa tarde. Tem que fazer uma busca nas universidades portuguesas e espanholas para ver quais oferecem exatamente o que está buscando. De bate pronto, infelizmente não tenho informações específicas para te responder. Caso precise de auxílio, posso fazer uma consultoria. Entre em contato pelo e-mail tissen@uol.com.br e seguimos a conversa!

  3. Boa noite,
    Sou doutorando na área de inovação Terapêutica e tenho grande interesse em seguir por essa ou outras áreas afins como nanotecnologia, tecnologia farmacêutica ou físico -química em Portugal.
    Gostaria ( se possível) de tua ajuda para me indicares alguma universidade (ou mesmo região) onde esse perfil seja contemplado para uma BI pos doc.

    Obrigado pelo seu tempo.

  4. Boa noite Andrea! Sou graduado em engenharia elétrica, mestrado e doutorado em engenharia elétrica, processamento digital de sinais. Infelizmente já encerraram as inscrições, era até dia 15/07. Esse edital de pos-doc abri anualmente? Ou você conhece outro programa com bolsa para minha área em Portugal? Obrigado.

  5. Bom dia Andrea,

    Você sabe me dizer onde eu poderia encontrar a informação oficial de que o Brasil faz parte dos países em que Portugal celebra acordos de reciprocidade?
    Eu pergunto isso pois irei fazer um doutoramento em Portugal e o mesmo item constava na Universidade de Lisboa, no entanto eles me disseram que eu não poderia me inscrever. Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here