
Cidade litorânea com um dos melhores climas do Canadá, Vancouver oferece excelentes opções de instituições de ensino para quem quer estudar fora.
Imagine um lugar lindo, multicultural, de clima agradável, alta qualidade de vida e paisagens estonteantes. Assim é Vancouver, cidade onde mais de 50% da população tem uma língua materna diferente do inglês.
Essa tolerância à diversidade, considerada fonte de criatividade e de vantagem na prosperidade da economia do país, faz parte da política de multiculturalismo introduzida no Canadá em 1970. A intenção era valorizar e respeitar as diferenças étnicas. Desde então, o país recebeu milhões de estrangeiros. E está sempre à procura de mão-de-obra internacional qualificada para suprir as demandas do mercado de trabalho.
Vancouver já foi eleita diversas vezes uma das dez melhores cidades do mundo para se viver. Com seu belo litoral, montanhas e uma vida urbana com muito para fazer, é um destino popular entre estudantes internacionais. A popularidade dos cursos de inglês é alta, especialmente os de inglês como língua estrangeira (EFL). Além disso, Vancouver é uma excelente opção para quem tem interesse por qualquer área relacionada a cinema e televisão. A “Hollywood do Norte”, como é chamada, é o terceiro maior centro de produções cinematográficas da América do Norte. E um expoente em games e animação.

A University of British Columbia está ranqueada entre as 40 melhores do mundo. O MBA da Sauder School of Business, dessa mesma instituição de ensino, há 15 anos se mantém entre os 100 melhores. A Simon Fraser University oferece mais de 100 cursos e está classificada entre as melhores do Canadá e entre as 100 melhores com menos de 50 anos pelo Times Higher Education. Outras boas instituições de ensino na cidade são: VanArts – Vancouver Institute of Media Arts, sexta melhor escola de animação do mundo, Capilano University, Vancouver Island University, Vancouver Film School, Langara College, Vancouver Community College, The Art Institute of Vancouver, Emily Carr University of Art and Design, e o New York Institute of Technology.

Maior área metropolitana do oeste do Canadá, Vancouver atrai muitos turistas, principalmente por causa das paisagens naturais em seus arredores, como parques verdes, montanhas, lagos e praias. Uma atração famosa é o Stanley Park, lugar incrível para fazer caminhadas e andar de bicicleta. As estações de esqui nas montanhas que circundam a cidade também são paradas obrigatórias. Como me disse um professor da Sauder Business School que conheci quando estive lá, a cidade é uma surpresa maravilhosa para os amantes do esporte – do jet ski no verão a esquiar nas montanhas no inverno, oferece opções em todas as estações do ano.

Uma vez por lá, vá até Victoria, capital da Província de British Columbia. Visite o Jardim Botânico VanDusen. Dê um rolê pelas ruazinhas e mercado de Granville Island. Faça um piquenique em Queen Elizabeth Park ou em Kitsilano Beach. E conheça a Biblioteca Pública, terceira maior do país, as galerias de arte e museus locais…

Vancouver tem o maior porto do Canadá e um aeroporto internacional movimentado. O transporte público, administrado pela TransLink, oferece um sistema completo de ônibus, metrôs e balsas. Bondinhos e ônibus aquáticos também são bastante populares. E o VIA Rail tem linhas de trem para todos os lugares do país e alguns destinos nos Estados Unidos. Além disso, as bicicletas fazem parte do dia-a-dia da cidade. São mais de 300 quilômetros de ciclovias.

Para estudar em Vancouver, você vai precisar de um study permit. Mas antes de obter seu visto, você deve ter sido admitido em alguma instituição de ensino reconhecida pelo governo. A inscrição é feita pelo site Citizenship and Immigration Canada.
Para aqueles que vão estudar em uma universidade ou college por pelo menos seis meses, é possível trabalhar legalmente por 20 horas semanais durante o curso. Se o programa de estudos incluir a opção Co-op (estágio), as regras permitem trabalhar legalmente após a conclusão do curso. Vale dizer que esta opção não está disponível para quem vai fazer um curso de idiomas.
O custo de vida mensal em Vancouver gira em torno de mil dólares canadenses, sem incluir moradia. O valor médio do aluguel de um apartamento no centro da cidade é de 1.500 dólares canadenses. Fora do centro, os valores caem. Alunos internacionais costumam dividir uma casa/apartamento, fazer um homestay (casas de famílias), ou morar em dormitórios das universidades. O site Craigslist e comunidades no facebook como Classificados Vancouver e Vancouver para Brasileiros são boas opções de busca.

Vancouver é uma cidade-irmã do Rio de Janeiro. A “geminação de cidades” visa a criação de relações entre cidades do mundo. Principalmente em termos espaciais, econômicos e culturais, para estabelecer laços de cooperação.
E eu, como boa carioca que sou, confesso que me senti muito feliz e totalmente à vontade por lá!
>> Outras fontes de informação importantes e muito úteis:
– Embaixada do Canadá no Brasil
– Câmara de Comércio Brasil-Canadá
Andrea Tissenbaum, a Tissen, escreve sobre estudar fora e a experiência internacional. Também oferece assessoria em educação e carreiras internacionais.
Entre em contato: tissen@uol.com.br