Crédito: Divulgação
FameLab| Competição de comunicação Científica | Crédito: Divulgação
O FameLab, uma das maiores competições de comunicação científica do mundo, presente em 32 países, é inédito no Brasil e tem sua final marcada para 11/05.

O British Council, organização britânica para educação e relações culturais, realiza, em parceria com a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) a 1ª edição do FameLab no Brasil, uma das maiores competições de comunicação científica do mundo.

Com final nacional marcada para 11 de maio, em São Paulo, o concurso busca identificar e promover comunicadores de ciência, desafiando cientistas a apresentarem, em até 3 minutos, os temas de suas pesquisas. Sucesso em todos os países onde está presente, o FameLab foi idealizado para promover o diálogo entre cientistas e o público leigo, incentivando o desenvolvimento das competências de comunicação entre pesquisadores.

O vencedor da etapa de São Paulo vai representar o Brasil na final internacional do evento, que reúne cientistas de diversos países e acontece entre 7 e 12 de junho em Cheltenham, na Inglaterra.

Na edição brasileira da competição, o British Council se uniu à FAPESP para a seleção dos candidatos. Bolsistas das áreas de Ciências da Vida (ou Ciências Exatas) e Engenharia foram convidados a enviar um vídeo de até 3 minutos com a apresentação de um tema científico, sem recurso de edição ou efeitos especiais. Os vídeos foram submetidos a um painel de jurados composto por cientistas e especialistas em comunicação, que definiram os 11 finalistas da etapa nacional.

Todos os participantes serão premiados com dois dias de treinamento intensivo em comunicação científica antes da final nacional. As aulas serão ministradas pelo britânico Malcolm Love, profissional que já atuou na rede de televisão BBC. O treinamento, chamado de masterclass, acontece nos dias 9 e 10 de maio, em São Paulo.

Conheça os 11 finalistas brasileiros do FameLab, todos bolsistas FAPESP, AQUI.

Divulgação - Cheltenham Festivals
Divulgação – Cheltenham Festivals

Sobre o FameLab:
O FameLab foi lançado em 2004 pelo Festival de Ciência de Cheltenham, na Inglaterra, e está presente em 32 países. Tem como objetivos promover a aproximação entre cientistas e público em geral e incentivar o desenvolvimento de competências entre pesquisadores.

Sobre a FAPESP:
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo é uma das principais agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica do país. Com autonomia garantida por lei, a FAPESP está ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. Apoia a pesquisa e financia a investigação, o intercâmbio e a divulgação da ciência e da tecnologia produzida em São Paulo.

Sobre o British Council:
O British Council é a organização internacional sem fins lucrativos do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Presente em mais de 100 países, trabalha com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não governamentais e iniciativa privada, em ações relacionadas à promoção da língua inglesa, cultura, artes, educação e programas sociais.

Este post também foi publicado pelo Blog da Tissen no Estadão Digital em 03/05/2016.

Compartilhe

DEIXE UMA RESPOSTA