Internacionalização do ensino superior, FAUBAI - 2016 | Foto: Orlando Ribeiro Fotografia
Internacionalização do ensino superior, FAUBAI – 2016 | Foto: Orlando Ribeiro Fotografia
Conferência FAUBAI discutiu a internacionalização do ensino superior no Brasil e reuniu mais de 500 especialistas e acadêmicos.

Entre os dias 16 e 20 de Abril, a FAUBAI, Associação Brasileira de Educação Internacional, realizou sua conferência anual em Fortaleza, Ceará. Mais de 550 acadêmicos e especialistas em internacionalização da educação superior do Brasil e do exterior comparecerem. E evidenciaram a importância que o processo de internacionalização adquiriu, nos últimos anos, para o ensino superior brasileiro e mundial.

As colaborações entre nossas instituições de ensino e parceiros internacionais só se fortaleceram. “A importância que o Brasil tem no cenário mundial, a qualidade do sistema de educação superior brasileiro, os programas que mais recentemente têm sido implementados pelo governo brasileiro e por agências internacionais de cooperação universitária com o Brasil, deram uma enorme visibilidade ao país. Colocaram o Brasil no mapa da educação internacional”, define Christian Müller, do DAAD. 

“O crescimento e a nova dimensão da conferência anual da FAUBAI é um reflexo desse movimento. Além disso, nossa associação tem um importante papel no desenvolvimento de estratégias, planos, prioridades e objetivos em termos da internacionalização da educação superior no Brasil”, explicou a professora Renée Zicman, diretora-executiva da FAUBAI.

“Durante muito tempo o movimento que existia era do Brasil para o exterior, com a mobilidade de estudantes e professores, capacitação de profissionais e projetos de pesquisa em busca de centros mais avançados e oportunidades. Hoje o Brasil se coloca de uma outra forma, já há um movimento em outra direção. Embora o fluxo ainda não seja equilibrado, vemos que atualmente há um interesse crescente de oportunidades de cooperação universitária com o Brasil. Mais da metade dos participantes da conferência FAUBAI são representantes de instituições internacionais”, complementa Renée.

O professor José Celso Freire Junior, assessor chefe da Assessoria de Relações Externas da UNESP e presidente da FAUBAI, ressalta que que a importância da FAUBAI vai além da conferência anual no Brasil.

“A FAUBAI ganhou um espaço importante no cenário internacional. Participamos de grandes eventos internacionais. Levamos conosco representantes de várias instituições públicas e privadas brasileiras para apresentar a qualidade da educação superior que oferecemos no país. O aluno brasileiro é muito bem formado, isso é reconhecido no contexto internacional. Ele representa as instituições brasileiras, que são responsáveis diretos pela sua formação. Hoje, a Conferência Anual da FAUBAI recebe representantes das áreas internacionais e professores de instituições de ensino estrangeiras. Além de participar do evento, eles visitam nossas universidades. A construção dessa importante imagem do Brasil no cenário mundial certamente vai alavancar a continuidade dessas cooperações. Muitas de nossas instituições de ensino estabeleceram uma relação sólida com instituições internacionais. E podem continuar a criar oportunidades inovadoras para que esse relacionamento se mantenha e cresça”, explica José Celso.

Foto: Orlando Ribeiro Fotografia
Foto: Orlando Ribeiro Fotografia

A FAUBAI hoje congrega em torno de 250 instituições de ensino superior brasileiras. Representa a grande diversidade do nosso sistema de ensino universitário. A associação oferece workshops, programas de treinamento e compartilhamento de melhores práticas para os seus associados. Promove a profissionalização da área. Além disso, advoga pela importância da internacionalização da educação superior no Brasil. E, internacionalmente, divulga nosso sistema de educação superior.

A cooperação internacional abre o mundo para as instituições de ensino. Insere professores e estudantes em oportunidades educacionais plurais, globalizadas, sem fronteiras. E também tem um forte impacto sobre o desenvolvimento econômico e científico dos países. Porque envolve diversos setores da sociedade.

Não é à toa que a FAUBAI 2016 impressionou tão positivamente Dorothea J. Antonio, diretora sênior dos serviços de internacionalização da NAFSA, a mais importante associação profissional do mundo dedicada à educação internacional.

“Acho que a conferência foi coordenada de uma forma exemplar. Trouxe um número grande de representantes dos mais variados países. E facilitou conversas entre instituições de diferentes níveis”, explica Dorothea.

“Trabalhando com internacionalização como fazemos na NAFSA, foi gratificante ver como o crescimento dessa área resultou em um diálogo sobre a abrangência do processo de internacionalização fora dos Estados Unidos e, em particular, no Brasil. A diversidade das instituições brasileiras que participaram desta conferência demonstra que este processo está em curso. E isso é muito importante. Entendemos que a internacionalização abrangente inclui alunos de todos os tipos de background, oferecendo acesso a todos. Hoje tenho claro que inúmeras instituições brasileiras se envolveram com o processo de internacionalização de seu ensino. E que um número considerável de alunos se beneficiou com a experiência de estudar fora. Então, o potencial para que elas continuem a investir nesse processo, ampliando suas fronteiras e seu lugar no universo internacional, é excelente”, complementa.

Mais informações sobre a FAUBAI 2016 podem ser encontradas no site da associação.

Compartilhe

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here