
Destino cobiçado por muitos estudantes internacionais, Paris reúne instituições de ensino renomadas, vida cultural intensa e diversidade estudantil.
Paris, a cidade luz. Uma das mais lindas do mundo. E se você não é de suspirar muito, aprenderá a suspirar em Paris. Há momentos em que você acha que está num filme. As pontes, o Sena atravessando a cidade, a arquitetura, os museus e monumentos, os cafés…
Sofisticada e cosmopolita, berço da Revolução Francesa e dos protestos libertários de 1968, Paris sempre nos surpreende. Dos grandes boulevards às ruas estreitas cheias de restaurantes, boulangeries, livrarias, lojinhas e as mais lindas fachadas com flores. Das pequenas exposições em galerias de bairro às obras de arte abrigadas nos melhores museus que os seus olhos e a sua alma poderão conhecer.

Perder-se é um prazer, sempre tem uma novidade. É uma cidade para caminhar, muito. De dia e de noite. Em qualquer estação do ano. E quando cansar, é só sentar num café e se deliciar com um café au lait ou uma taça de vinho nacional. Tudo em Paris é harmonioso, charmoso, très jolie.

Destino cobiçado por muitos estudantes internacionais, é unanimemente considerada como uma experiência fantastique por aqueles que já viveram lá. Paris reúne tudo de bom de uma só vez: instituições de ensino renomadas, vida cultural intensa, fácil locomoção, excelente comida e diversidade estudantil.
É verdade, é uma cidade cara e de moradia difícil. Mas, pode ser apreciada de uma forma barata e igualmente satisfatória. É só saber viver e se divertir como os locais. Com a infinidade de oportunidades que existem é impossível não aproveitar o que a cidade oferece, mesmo dentro de um orçamento enxuto.

A maioria das universidades tem um guichê especial para acolhimento de estudantes estrangeiros. A alimentação estudantil a preços accessíveis é garantida pelos CROUS de Paris – Centre Régional des Oeuvres Universitaires et Scolaires. Mas, não é difícil encontrar refeições baratas pela cidade. Difícil é comer mal! E, como uma boa opção de apoio na busca de alojamento, os CROUS também oferecem algumas alternativas interessantes que devem ser exploradas.
Para os estudantes internacionais é um mundo de oportunidades. Além de uma formação de altíssima qualidade em todos os níveis, as instituições de ensino também oferecem atividades extracurriculares como cursos e viagens criativas que misturam imersão cultural e aprendizado. Sim, o estudo é puxado e a dinâmica das aulas e provas, bem diferente. Mas, dá tempo para fazer um pouco de tudo: estudar e se divertir.

Além disso, é muito fácil se locomover na cidade. O sistema de transporte público (metrô, trem e ônibus) é um dos mais eficientes do mundo e cobre praticamente toda a cidade. Estudantes com menos de 26 anos pagam tarifas especiais.
Para aqueles que gostam de pedalar, a bicicleta é um meio de transporte bastante utilizado. O sistema Velib de aluguel de bicicletas, transformou a vida da cidade e hoje muitas pessoas se locomovem sobre duas rodas.

Há várias atrações culturais gratuitas ou com preços reduzidos para estudantes com menos de 26 anos. Museus, tours pela cidade, caminhadas temáticas pelos arrondissements. Shows e concertos são oferecidos nos mais diferentes lugares e fartamente anunciados por toda parte. E também é possível assistir a espetáculos na Ópera de Paris e na Comédie Française por preços muito acessíveis. Basta chegar com uma boa antecedência para comprar os ingressos.

Então, se você gosta de cidades grandes, Paris é um destino especial. Intensa em todos os aspectos, diversa e multicultural, generosa no número de instituições de ensino de excelência que oferecem um leque amplo de cursos e oportunidades acadêmicas.
On y vá?
Para mais informações sobre estudar em Paris, confira os sites: CAMPUS FRANCE; LETUDIANT; ETUDIANTDEPARIS; CROUS-PARIS; PARIS.FR; FRANCE.FR; STUDYPORTALS – FRANCE
Andrea Tissenbaum, a Tissen, escreve sobre estudar fora e a experiência internacional. Também oferece assessoria em educação e carreiras internacionais.
Entre em contato: tissen@uol.com.br
Siga o Blog da Tissen no Facebook, Twitter e Instagram @blogdatissen.