Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Saiba como funcionam os programas de intercâmbio da AIESEC, uma organização mundial gerida por estudantes universitários entre 18 e 30 anos.

De todas as organizações estudantis que conheci ao longo da minha carreira, a AIESEC é realmente impressionante! Criada em 1948 em Liége, na Bélgica e hoje sediada em Roterdã, na Holanda a AIESEC mobiliza e inspira mais de 80 mil jovens do mundo inteiro.

E, oferece oportunidades que transformam suas vidas, sua forma de ver o mundo, suas ideias em projetos bem sucedidos.

Presente em 125 países e em mais de 2400 universidades, a AIESEC é a maior organização estudantil do mundo. Desenvolve lideranças responsáveis e empreendedoras por meio de intercâmbios realizados em parceria com organizações, instituições e negócios.

Tem como missão possibilitar que os jovens descubram e desenvolvam seus potenciais   para causar um impacto positivo na sociedade, através das oportunidades de liderança, intercâmbios profissional e voluntário e participação em um ambiente global de aprendizagem.

No Brasil, a AIESEC conta com a parceria de 200 universidades em 23 estados, 77 escritórios locais, 6 mil membros voluntários e promove mais de 3 mil intercâmbios ao ano!

>> Programas – Qual experiência você quer ter?
1. Cidadão Global:
São diversas oportunidades para ações voluntárias em ONGs e projetos educacionais. Ênfase: gestão de projetos, educação cultural, ensino de novas línguas, workshops sobre AIDS, e mais.
Duração: de 6 a 12 semanas
Modalidades: ambiental, cultural, gestão, saúde e direitos humanos
Destinos: Intercâmbio voluntário na Colômbia, Peru, Argentina, Polônia, Índia, Rússia e outros.

2. Talentos Globais:
Ao fazer este intercâmbio, o jovem realiza atividades remuneradas em empresas de diferentes setores no exterior. Além disso, tem a oportunidade de desenvolver-se profissionalmente e pessoalmente, vivenciar uma nova cultura, aprimorar e aprender novas línguas. O programa tem como objetivo inserir o participante em uma cultura diferente e promover um ambiente global de aprendizado.
Duração: de 3 meses a 1 ano
Modalidade: gestão, engenharia, relações internacionais, tecnologia e educação.
Destinos: Intercâmbio profissional na Índia, Colômbia, Alemanha, Turquia e outros.

3. Hospede um intercambista:
Os intercambistas da AIESEC vêm ao Brasil com o objetivo de se desenvolverem profissionalmente, e aplicam seus conhecimentos em ONGs e escolas. Ao hospedar esses jovens durante as suas experiências de intercâmbio você conhece mais sobre outra cultura, tem a oportunidade de praticar outro idioma e ainda contribui com a mudança da realidade da sua comunidade.

> O que é preciso para ser Host?
– Acomodar uma pessoa por até 12 semanas,
– Prover acesso às necessidades básicas sem nenhum custo ao intercambista (água, energia elétrica, internet etc.),
– Ser sensível às diferenças culturais e aberto a novas visões e modos de agir.

>> Visite o site da AIESEC.

 

Compartilhe

DEIXE UMA RESPOSTA