Compartilhe

 

Bolsas na École Normale Supérieure - ENS | Foto: Christian Baudelot, via Wikimedia Commons
Bolsas na École Normale Supérieure – ENS | Foto: Christian Baudelot, via Wikimedia Commons
São 20 bolsas de estudo para formação de três anos em Ciências ou Letras, em nível de pós-graduação, na ENS. Inscrições até 19/10 e 31/10.

A École Normale Supérieure (ENS) de Paris está com inscrições abertas para seu concurso de seleção internacional – Sélection Internationale. A escola oferece 20 bolsas de estudos destinadas a estudantes estrangeiros que desejam seguir uma formação em Ciências ou Letras (10 vagas para cada área). Vale ressaltar que na ENS a formação em Letras não significa exatamente línguas e literatura, como é o habitual, mas muitos campos na área de humanas.

As inscrições podem ser feitas no site da ENS. O prazo é 19 de outubro para quem quer se candidatar à formação em Ciências e 31 de outubro para Letras.

A divulgação dos pré-selecionados acontecerá entre o final de novembro e o início de dezembro de 2018.

Em fevereiro de 2019, começará a segunda etapa do processo seletivo, que envolverá a realização de provas presenciais em Paris. Para esses alunos, a ENS oferecerá hospedagem, mas é importante avisar a escola dessa necessidade ao receber o resultado da primeira etapa. Os alunos que forem admitidos na ENS poderão pedir reembolso parcial dessas passagens aéreas mediante apresentação da fatura detalhada da viagem (nome completo, trajeto, data e custo total), cartão de embarque e número de identidade bancária (relevé d’identité bancaire – RIB). O reembolso será efetuado em novembro de 2019.

Os resultados finais serão anunciados ainda em fevereiro de 2019. As aulas começarão em meados de setembro, após um curso de aperfeiçoamento de francês oferecido pela escola.

Durante os três anos de formação na ENS, os selecionados receberão uma bolsa mensal de mil euros para apoiar seus estudos. Todo o procedimento para solicitação de visto deverá ser feito pelo Campus France Brasil.

> Veja quais são os pré-requisitos para participar da Sélection Internationale da ENS:

  • Ter menos de 26 anos no momento da inscrição.

IMP: Para fazer a formação não é exigido que o aluno tenha concluído uma graduação. Basta ter cursado no mínimo dois anos em uma instituição de ensino superior

  • Estar se candidatando a Sélection Internationale da ENS pela primeira vez
  • Não ter passado mais de 10 meses na França no ano da candidatura, nem no ano anterior
  • Comprovar, até 1o de setembro de 2019, ter cursado ao menos dois anos de ensino superior fora da França

>> Outros documentos a apresentar:

  • 1a página do passaporte (para candidatos não-europeus) ou carteira nacional de identidade (para candidatos europeus)
  • Diploma do ensino médio
  • Histórico de notas do curso universitário (pelo menos dois anos cursados)
  • Currículo, em francês ou inglês para Ciências e em francês para Letras
  • Carta de motivação em francês ou inglês para Ciências, em francês para Letras
  • Duas a quatro cartas de recomendação de professores, escritas em francês ou inglês (fornecer nome, e-mail e telefone dos professores, que serão contatados pela ENS)
  • Para Letras:
    • Bom domínio de francês – nível mínimo B1
    • Projeto de estudos ou de pesquisa, em francês que apresente um objeto preciso, uma problemática seguida de uma argumentação tendo como base algumas hipóteses. Deve conter referências úteis, de forma clara, compreendendo uma bibliografia de 10 obras (três delas, no mínimo, em francês) relacionadas aos estudos do candidato.

Uma das melhores universidades do mundo, a ENS oferece formações multidisciplinares em nível de pós-graduação. Ao término de três anos de estudos, o aluno recebe o título de Master de Recherche (mestrado), além do diploma da ENS.

A escola é composta por 15 departamentos de pesquisa que recebem cerca de 2.400 estudantes todos os anos. Inaugurada em 1795, possui uma extensa lista de ex-alunos notáveis, incluindo 27 medalhas de ouro CNRS – a mais significativa condecoração científica da França, 13 prêmios Nobel e 10 medalhas Fields de descobrimentos proeminentes em matemática.

Andrea Tissenbaum, a Tissen, escreve sobre estudar fora e a experiência internacional. Também oferece assessoria em educação e carreiras internacionais
Entre em contato: tissen@uol.com.br

Siga o Blog da Tissen no FacebookTwitter e Instagram.

Compartilhe

DEIXE UMA RESPOSTA