Compartilhe
Bolsas de estudo para mulheres | Imagem: J. Howard Miller, via Wikimedia Commons
Bolsas de estudo para mulheres | Imagem: J. Howard Miller, via Wikimedia Commons
Capacitações, auxílio financeiro e apoio para mestrado, doutorado ou pós-doutorado. Todas destinadas exclusivamente a mulheres, não perca as inscrições!

Desde sempre, o desenvolvimento profissional das mulheres tem sido acompanhado pela desigualdade e por muita luta. Podemos perceber algumas mudanças, mas ainda estamos longe do ideal.

Não é à toa que algumas instituições internacionais oferecem apoio exclusivo a mulheres. Confira as oportunidades e aproveite a chance de se aprimorar e desenvolver seus talentos!

>> Bolsas para professoras universitárias brasileiras

Global Links, programa exclusivo da empresa Tupperware Brands para capacitação do empreendedorismo feminino em países em desenvolvimento, está oferecendo uma bolsa de estudos a professoras universitárias brasileiras.

A oportunidade é dirigida a docentes estabelecidas nas áreas de negócios e economia, que trabalhem em universidades no Brasil, e que queiram aprofundar seus conhecimentos sobre empreendedorismo social durante um intenso intercâmbio nos EUA.

Realizado em parceria com o Rollins College e o Escritório de Assuntos Globais da Mulher do Departamento de Estado dos Estados Unidos, o Global Links tem por objetivo formar uma mentora social que apoie o desenvolvimento de lideranças locais. Desde sua criação, em 2011, o programa já impactou mais de quatro mil estudantes e professoras universitárias, expandindo o empreendedorismo feminino pelo mundo.

> Inscrições até 14 de setembro. Saiba mais AQUI.

>> Bolsas parciais para MBA na Suíça

A Nestlé, em parceria com o International Institute for Management Development – IMD, está oferecendo bolsas no valor de 25 mil francos suíços para mulheres que desejam fazer um MBA na instituição.

A Nestlé Scholarship for Women foi concedida pela primeira vez em 1997, por iniciativa de um grupo de participantes do MBA do IMD que queria incentivar mais mulheres a fazer o MBA.

Juntamente com o formulário de pedido de ajuda financeira do MBA, você também deve enviar um essay de 750 palavras, respondendo à pergunta: “Many have argued that greater diversity in the Top Management team of an organization is good for profits and customers. What would you recommend as ways to achieve greater diversity?”

> O prazo final para inscrições é 30 de setembro. Saiba mais AQUI.
Conheça os critérios para admissão no MBA da IMD AQUI.

> Schlumberger Foundation Faculty for the Future Program

Desde 2004, este programa concede a mulheres de economias em desenvolvimento e emergentes, bolsas de estudo para doutorado ou pós-doutorado. Áreas contempladas: Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. As bolsas podem chegar a 50 mil dólares anuais e podem ser renovadas.

Interessadas devem estar matriculadas, ter sido admitidas ou já ter se candidatado a uma universidade / instituto de pesquisa no exterior. Se você está se candidatando a um curso sanduíche, o diploma final deve ser concedido pela universidade anfitriã no exterior.

> As inscrições vão até 7 de novembro. Saiba mais AQUI.

>> Prêmio Viva o seu Sonho

A Soroptimistics, organização global de voluntários, que capacita economicamente mulheres e meninas, proporcionando acesso à educação, está oferecendo um prêmio a mulheres que precisam de apoio na obtenção de um melhor nível educacional – incluindo livros, cuidados infantis e transporte.

Premiadas podem receber ente mil e 16 mil dólares para custear cursos, pagar empréstimos estudantis ou encontrar assistência infantil confiável. Dessa forma, podem se preocupar menos com suas contas e se concentrar em atingir seus sonhos.

Você se qualifica se for uma mulher que:

      • É a principal fonte de recursos financeiros em sua família
      • Tem necessidade financeira
      • Está matriculada, ou foi aceita em um programa vocacional, de treinamento de habilidades ou em um curso de graduação
      • Está motivada a alcançar seus objetivos profissionais e educacionais.
      • Mora em um dos países/territórios membros da Soroptimista Internacional das Américas
      • Não recebeu anteriormente um Prêmio Soroptimista de Oportunidade para Mulheres ou Prêmio Viva o Seu Sonho
      • Não têm um diploma universitário

As inscrições vão até 15 de novembro e podem ser feitas, em português, AQUI.

>> Amelia Earhart Fellowship

Estabelecida em 1938 em homenagem à famosa pilota Amelia Earhart, esta bolsa é concedida a 35 mulheres que estão cursando um doutorado em áreas relacionadas ao setor aeroespacial ou engenharia aeroespacial.

A bolsa de 10 mil dólares pode ser usada em qualquer universidade ou faculdade que ofereça cursos de pós-graduação nesses campos. Desde sua criação, o programa já beneficiou 1.573 mulheres de mais de 73 países.

> As inscrições vão até 15 de novembro. Saiba mais AQUI.

>> AAUW International Fellowships for Women

Bolsas para mestrado, doutorado ou pós-doutorado. Destinadas a mulheres que não sejam cidadãs americanas ou residentes permanentes nos Estados Unidos, para estudo ou pesquisa em tempo integral no país. As bolsas para mestrado são de $ 18 mil dólares, para doutorado de $ 20 mil dólares e para pós-doutorado de $ 30 mil dólares.

Interessadas devem ter um diploma de bacharelado e devem ter se candidatado a um programa nas instituições de estudo propostas no momento da inscrição. Mais de 3.600 mulheres de 145 países já receberam a bolsa.

> As inscrições vão até 15 de novembro. Saiba mais AQUI.

Andrea Tissenbaum, a Tissen, escreve sobre estudar fora e a experiência internacional. Também oferece assessoria em educação e carreiras internacionais
Entre em contato: tissen@uol.com.br

Siga o Blog da Tissen no InstagramFacebook e Twitter.

 

 

 

 

Compartilhe

DEIXE UMA RESPOSTA