Compartilhe
Universidade de Passau, Alemanha | Foto: Aconcagua, via Wikimedia Commons
Universidade de Passau, Alemanha | Foto: Aconcagua, via Wikimedia Commons

Programa Helmut-Schmidt do DAAD oferece bolsas para mestrado em Políticas Públicas e Governança na Alemanha. Inscrições até 31/07. 

Desde 2009, o Programa Helmut-Schmidt, do DAAD, apoia futuros líderes de países em desenvolvimento que querem promover a democracia e a justiça social em suas regiões de origem.

Financiado pelo Ministério Federal das Relações Exteriores da Alemanha, o programa oferece bolsas para mestrado em Políticas Públicas e Governança para estudantes recém-formados e profissionais em meio de carreira.

Desenhado para qualificar futuras lideranças na política, direito, economia e administração, o programa prepara os bolsistas para a vida profissional. É uma oportunidade de fazer um mestrado prático em áreas de especial relevância para o desenvolvimento social, político e econômico de seus países de origem.

Além de apoiar a boa governança e estruturas da sociedade civil em regiões parceiras selecionadas, o programa Helmut-Schmidt também contribui para a internacionalização das universidades alemãs participantes. Através do intercâmbio de experiências e culturas, oferece aos estudantes alemães conhecimentos sobre o mundo.

Os bolsistas selecionados têm total isenção das taxas universitárias e recebem do DAAD uma mensalidade de 850 euros para cobertura de gastos pessoais. Além disso, a bolsa inclui seguro de saúde, passagens aéreas, subsídios para estudo e pesquisa, auxílio moradia e auxílio para cônjuges e/ou filhos, quando aplicável. Antes de iniciar seus programas de estudo, todos os bolsistas fazem um curso de alemão de seis meses, oferecido pelo DAAD.

> Requisitos Gerais:
– Diploma de Bacharelado ou equivalente em Ciências Sociais, Ciência Política, Direito, Economia e/ou Administração Pública
– Demonstrar engajamento político e social, e um interesse genuíno em contribuir ativamente para o desenvolvimento social e econômico de seu país de origem
– Ter excelente desempenho acadêmico
– Ter bom conhecimento de inglês (e alemão)
– Na carta de motivação, oferecer uma descrição relacionada ao tema do projeto de estudo na Alemanha e aos benefícios esperados após o retorno ao país de origem
– Embora não exista nenhuma restrição de faixa etária, o programa prevê que o diploma universitário deve ter sido obtido ao longo dos seis anos anteriores ao pedido da bolsa de estudos

As bolsas são concedidas para cursos específicos nas seguintes universidades:

* Atenção: todos os cursos de mestrado têm requisitos adicionais que também devem ser cumpridos pelos candidatos. Confira as exigências específicas de cada programa.

As candidaturas ao mestrado e à bolsa do DAAD devem ser enviadas diretamente para as respectivas universidades (acima) até o dia 31 de julho, em alemão ou em inglês.

Na inscrição para o programa da universidade, você deve indicar que também está se candidatando para o DAAD Helmut-Schmidt Programme (Master’s scholarships for Public Policy and Good Governance).

>> Antes de iniciar sua candidatura, tenha os seguintes documentos em mãos:
Formulário de candidatura do DAAD para bolsas de pesquisa e estudo
(preenchimento eletrônico)
– Carta de motivação
– Curriculum vitae
– Cópias dos diplomas universitários adquiridos (anexar explicação do sistema de classificação)
– Cópias dos históricos escolares
– Cópia do diploma do ensino médio
– Certificados de proficiência em alemão e/ou inglês
– Duas cartas de recomendação de professores universitários e / ou empregadores

>>> Leia o edital da bolsa Helmut-Schmidt AQUI. Conheça todos os detalhes do programa AQUI.

> Leia mais sobre estudar na Alemanha:

Andrea Tissenbaum, a Tissen, escreve sobre estudar fora e a experiência internacional. Também oferece assessoria em educação e carreiras internacionais
Entre em contato: tissen@uol.com.br

Siga o Blog da Tissen no InstagramFacebook Twitter.

Compartilhe

DEIXE UMA RESPOSTA