Compartilhe
Alunos bolsistas do programa Mid Season Campus na Universidade do Algarve | Crédito: Divulgação
Alunos bolsistas do programa Mid Season Campus na Universidade do Algarve | Crédito: Divulgação
Programa da Universidade do Algarve foi direcionado a estudantes internacionais de graduação que desejam cursar pós-graduação, mestrado e doutorado. 

Em uma iniciativa inédita, a Universidade do Algarve – UAlg, recebeu durante o mês de junho, 31 alunos universitários estrangeiros para uma experiência de uma semana, totalmente custeada pela instituição de ensino.

Trata-se do Mid Season Campus, um programa de imersão acadêmica voltado para aqueles que desejam ingressar nos cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado da UAlg.

Formado em Engenharia Mecatrônica pela Universidade Federal do ABC, o paulistano Rafael Barboza foi um dos estudantes que participou da experiência em uma das unidades da UAlg, localizada em Faro.

“Fiquei impressionado com a qualidade de vida dos alunos no campus. O paraíso tem nome e endereço, e é aqui em Faro, uma cidade espetacular, onde a qualidade de vida é muito boa e há muitas atividades, tanto para turistas quanto para residentes”, comenta. O engenheiro ainda afirmou que, após esta experiência, planeja prosseguir com um mestrado na área de Economia ou Finanças. “Depois desta semana na UAlg, não tenho dúvidas em afirmar que a Academia algarvia está no topo da minha lista”.

De partida para o Brasil, Rafael ainda elencou os aspectos mais importantes desta “semana dos sonhos”. “A UAlg demonstrou ter uma ótima estrutura de suporte, nas áreas de estudo, pesquisa e aperfeiçoamento profissional. Mas, além da beleza das praias e do próprio lugar, as pessoas foram a cereja no topo de bolo, afinal os lugares só são completos com pessoas felizes”.

Paulo Águas, reitor da UAlg, destacou o sucesso do curso. “Receber alunos de nove nacionalidades e de conceituadas universidades, mostra que o trabalho realizado para conquistar novos alunos em nível internacional tem sido reconhecido. Além disso, reforça o fato de que a pesquisa que realizamos na UAlg é cada vez mais respeitada além-fronteiras”.

Ministrados em inglês, os cursos foram totalmente gratuitos para os participantes e a experiência incluiu alojamento e refeições. Além das atividades acadêmicas na parte da manhã, os alunos participaram de atividades esportivas e culturais. Fizeram passeios de barco no parque natural Ria Formosa, caminhadas e algumas visitas guiadas.

Os Mid Season Campus da UAlg, assegurados pela Faculdade de Economia (Economia e Gestão) e pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (Biologias/Ciências do Mar), realizaram-se no âmbito do projeto Algarve is Our Campus – Study and Research in Algarve.

A UAlg é uma das 29 instituições portuguesas que aceitam a nota do Enem em seu processo seletivo. Para 2018/2019 a universidade disponibilizou 280 vagas em um processo que contou com mais de 800 candidatos brasileiros.

Para os cursos de graduação (licenciatura e mestrado integrado), a UAlg exige dos estudantes que tenham frequentado o sistema de ensino brasileiro, um mínimo de 500 pontos na prova de redação e pelo menos 475 pontos em cada uma das provas restantes. Os diplomas conferidos pela UAlg são válidos e reconhecidos em todos os países da União Europeia e permitem a realização de uma pós-graduação em qualquer universidade da Europa.

A UAlg oferece 65 cursos de mestrado (14 em inglês) e 20 de doutorado (12 em inglês). As candidaturas para ingresso estão abertas. Saiba mais no site da instituição.

Andrea Tissenbaum, a Tissen, escreve sobre estudar fora e a experiência internacional. Também oferece assessoria em educação e carreiras internacionais
Entre em contato: tissen@uol.com.br

Siga o Blog da Tissen no InstagramFacebook e Twitter.

 

Compartilhe

DEIXE UMA RESPOSTA