Bolsas MEXT para graduação no Japão | Foto: Kenpei, via Wikimedia Commons
Bolsas MEXT para graduação no Japão | Foto: Kenpei, via Wikimedia Commons
Já pensou em fazer sua graduação no Japão? Confira a oportunidade que as bolsas MEXT oferecem a estudantes brasileiros. Inscrições até 18/6.

O Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão (MEXT) está oferecendo bolsas de estudo para graduação a estudantes internacionais. As bolsas serão concedidas em diversas áreas do conhecimento relacionadas às Ciências Sociais e Humanas e às Ciências Naturais. Consulte a lista com todos os cursos oferecidos no site da embaixada do Japão no Brasil.

Durante o primeiro ano do programa, os bolsistas serão matriculados em uma instituição educacional preparatória – Tokyo University of Foreign Studies ou Osaka University – designada pelo MEXT. Ali estudarão japonês e outros temas fundamentais para prosseguir seus estudos no país.

O programa preparatório para os alunos das áreas de Ciências Sociais e Humanas também inclui aulas sobre assuntos japoneses (Japanese Affairs), matemática, inglês e estudos sociais. Para os alunos de Ciências Naturais, o programa inclui cursos de física, química e biologia.

As bolsas MEXT para graduação tem duração de cinco anos e vão de abril de 2019 a março de 2024. Incluem todos os custos do curso preparatório e da universidade, um subsídio mensal de 117.000 ienes e passagens aéreas de ida e volta.

Requisitos para candidatura:
– Passar nos exames escritos de seleção que serão aplicados na representação diplomática do Japão em sua região.
– Ter nacionalidade de um país que tenha relações diplomáticas com o Japão. Candidatos de nacionalidade japonesa não são elegíveis. Estudantes com dupla nacionalidade podem candidatar-se desde que escolham a nacionalidade do outro país e renunciem a nacionalidade japonesa até a data de sua chegada ao Japão.
– Ter nascido entre 2 de abril de 1994 e 1º de abril de 2002.
– Diploma de ensino médio.
– Interesse pelo Japão e disponibilidade para aprender japonês.
– Apresentação de um certificado de saúde no formato prescrito assinado por um médico atestando condições físicas e mentais para estudar no Japão.
– Disponibilidade para chegar ao Japão entre 1 e 7 de abril de 2019 ou durante o período especificado pela universidade.
– Não ter recebido uma bolsa MEXT e não estar se candidatando a um outro programa de bolsas do governo japonês.

As inscrições vão até 18 de junho e as candidaturas devem ser feitas através da embaixada ou dos consulados do Japão no Brasil.

Confira o edital do programa de bolsas MEXT e conheça mais detalhes sobre esta oportunidade.

Andrea Tissenbaum, a Tissen, escreve sobre estudar fora e a experiência internacional. Também oferece assessoria em educação e carreiras internacionais
Entre em contato: tissen@uol.com.br

Siga o Blog da Tissen no FacebookTwitter e Instagram.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA