Compartilhe
Bolsas German Chancellor Fellowships na Alemanha | Foto: Berthold Werner, via Wikimedia Commons
Bolsas German Chancellor Fellowships na Alemanha | Foto: Berthold Werner, via Wikimedia Commons
Alemanha abre suas portas a brasileiros com potencial de liderança através das bolsas German Chancellor Fellowships for prospective leaders from Brazil.

A Alemanha está abrindo suas portas a brasileiros com potencial de liderança por meio do programa de bolsas German Chancellor Fellowships for prospective leaders from Brazil.

Entre 21 e 25 de maio, sessões informativas sobre as bolsas serão oferecidas em São Paulo,  Salvador, Brasília, Curitiba e Rio de Janeiro. Os eventos são abertos a todos os interessados, mas é preciso se inscrever antecipadamente (ver abaixo).

O projeto é uma iniciativa da Fundação Alexander von Humboldt (AvH) e tem como objetivo proporcionar a 10 jovens líderes brasileiros a oportunidade de aperfeiçoarem seus talentos na Alemanha. Oferecido a brasileiros desde 2013, o programa incentiva o intercâmbio multicultural, a capacitação e o desenvolvimento profissional de seus bolsistas.

Damian Grasmück, responsável pelo departamento de seleção da Fundação Alexander von Humboldt, explica que o programa é uma grande chance para os brasileiros que querem potencializar suas carreiras. “A cada nova edição, somos surpreendidos pelo interesse e dedicação dos brasileiros a este projeto. O Brasil vem nos surpreendendo não apenas pela grande quantidade de candidaturas, mas principalmente pela qualidade dos candidatos”, comenta.

A cada ano, 50 jovens líderes de cinco países têm a oportunidade de colocar em prática seus projetos, patrocinados pela Alemanha. A German Chancellor Fellowship contempla várias áreas como política, economia, mídia, administração e cultura. Além disso, a iniciativa possibilita aos bolsistas a chance de apresentarem o resultado de seus projetos pessoalmente para a Chanceler alemã Angela Merkel.

Giovanna Zeny, bolsista do programa, conta sua experiência. “Além de ampliar meus horizontes de conhecimento, participar da German Chancellor Fellowship possibilitou-me a oportunidade de interagir, compartilhar conhecimentos, práticas e experiências com profissionais das mais diversas áreas e de diferentes partes do mundo. Para quem quer ter uma experiência única como essa, o primeiro passo, e um dos mais importantes, é encontrar uma instituição anfitriã disposta a auxiliar na execução do projeto. Eu optei pela Universidade de Ciências Aplicadas de Münster, pois lá encontrei um orientador, o Prof. Dr. Klaus Rother, que é especialista no meu tema de interesse”. No início de 2016 fui chamada, junto com outros 15 brasileiros, para uma avaliação pessoal em Bonn, na Alemanha. Com certeza, a etapa mais desafiadora. Após três dias de entrevistas individuais, dinâmicas de grupo e apresentações de nossos projetos para uma banca examinadora, 10 candidatos brasileiros foram escolhidos para receber a bolsa. Em agosto de 2016, iniciei a jornada como German Chancellor Fellow, ou BUKA, como costumam nos chamar”. Giovanna participará dos encontros informativos em São Paulo e Curitiba.

Formação superior completa, fluência em inglês ou em alemão são alguns dos requisitos da bolsa. Outra exigência é a apresentação de uma carta de recomendação de um mentor para a pesquisa, que pode ser de uma instituição de ensino pública ou privada. Confira todos os requisitos exigidos para a candidatura à esta bolsa no edital da fundação.

Conheça a experiência de Mellany Prawda, German Chancellor Fellow e criadora da página no Facebook Tipps – Dicas para Estudar e Pesquisar na Alemanha, AQUI.

A ajuda mensal para os aprovados varia entre 2.150 e 2.750 euros, dependendo das qualificações apresentadas. Cursos adicionais de alemão, apoio para a família acompanhar o bolsista e despesas com viagem estão previstas pela bolsa.

As inscrições para as German Chancellor Fellowships já estão abertas e vão até o dia 15 de setembro. Confira todos os detalhes sobre o programa e faça sua inscrição no site da Fundação Humboldt.

O programa, com duração de um ano, terá início em 1° de outubro de 2019.

>> Serviço – Apresentações da edição 2018/2019 da German Chancellor Fellowship for prospective leaders from Brazil:

> Salvador
Apresentação da edição 2018/2019
Data: 21 de maio de 2018
Inscrições: até 18 de maio
Horário: 
19h00
Local: Goethe Institut, Av. Sete de Setembro, 1809 – Vitória, Salvador – BA
Informações e inscrições para o evento informativo AQUI.

> Brasília
Data: 22 de maio de 2018
Inscrições: até 18 de maio
Horário:
 17h00
Local: Residência oficial, SES Av. das Nações, Qd. 807, Lt 25
Informações e inscrições para o evento informativo: (61) 3442-7073
E-Mailwi-s1@bras.diplo.de

> São Paulo
Data: 23 de maio de 2018
Inscrições: até 22 de maio
Horário: 
19h00
Local: Residência Oficial do Cônsul Geral da Alemanha em São Paulo
Rua Áustria, 390 – Jardim Europa, São Paulo – SP
Informações e inscrições para o evento informativo AQUI.

> Curitiba
Data: 24 de maio de 2018
Inscrições: até 22 de maio
Horário:
 19h00
Local:  Grand Hotel Rayon, Rua Visconde de Nácar 1424 – Centro, Curitiba – PR
Informações e inscrições para o evento informativo: (41) 3323-5958
E-Mail: ahkcuritiba@ahkbrasil.com

> Rio de Janeiro
Data: 25 de maio de 2018
Inscrições: até 23 de maio
Horário: 17h00
Local:  Escritório Regional DAAD no Rio de Janeiro, Rua Professor Alfredo Gomes, 37 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ
Informações e inscrições para o evento informativo AQUI.

Andrea Tissenbaum, a Tissen, escreve sobre estudar fora e a experiência internacional. Também oferece assessoria em educação e carreiras internacionais
Entre em contato: tissen@uol.com.br

Siga o Blog da Tissen no FacebookTwitter e Instagram.

 

Compartilhe

DEIXE UMA RESPOSTA