Compartilhe
Bolsas governamentais | Imagem: The World Flag, via Wikimedia Commons
Bolsas governamentais | Imagem: The World Flag, via Wikimedia Commons
Conheça estas bolsas oferecidas anualmente e prepare sua candidatura com antecedência!

Anualmente, governos de diversos países oferecem bolsas de estudo a estudantes de todas as partes do mundo. Algumas são destinadas especificamente a brasileiros. A maioria das oportunidades é para pós-graduação, mas há oferta para quem quer fazer sua graduação no exterior.

O número de vagas oscila a cada ano, assim como as exigências e o número de pessoas que se candidatam. Vale lembrar que para concorrer a uma bolsa é preciso já ter sido aceito para algum programa de estudo. A inscrição e seleção para estas bolsas governamentais normalmente correm separadas do processo de candidaturas para as universidades.

Sim, estamos falando de dois processos de candidatura que exigem tempo e organização dos interessados. Então aproveite as informações para deixar tudo pronto com antecedência!

  1. Alemanha

– Bolsas DAAD Brasil
O escritório do DAAD coordena as diversas bolsas de estudos para mestrado e doutorado oferecidas pelo governo alemão a brasileiros. Além disso, presta atendimento a interessados em estudar e pesquisar na Alemanha. Há mais de 40 anos, o DAAD atua no fortalecimento da cooperação acadêmica e científica entre o Brasil e a Alemanha.
> Conheça as diversas ofertas de bolsas de estudo na Alemanha AQUI
> Leia mais: Destino de estudo: Alemanha

  1. Austrália

Endeavour Scholarships and Fellowships
Bolsas de estudo do governo australiano que oferecem apoio financeiro integral a estudantes internacionais. As Endeavour Scholarships and Fellowships são destinadas a pessoas interessadas em fazer uma pós-graduação, pesquisa, e a profissionais em busca de aprimoramento de suas qualificações. Entre os benefícios incluídos, além das mensalidades da universidade, cobrem despesas de viagem, moradia, custos pessoais mensais e seguro de saúde. As inscrições abrem entre maio e junho.
> Visite o site do Programa Endeavour
> Leia mais sobre o Programa de bolsas Endeavour para estudar na Austrália

  1. Bélgica

Master Mind Scholarships
Oferecidas pelo governo de Flandres, têm por objetivo promover a internacionalização da Educação Superior na Bélgica. São cerca de 45 bolsas de estudo destinadas a programas de mestrado em diversas instituições de ensino. Os bolsistas recebem até 8 mil euros por ano acadêmico. Uma pequena taxa de matrícula no valor máximo de 109 euros anuais pode ser solicitada aos candidatos pelas instituições de ensino. As inscrições abrem em dezembro e vão até abril. No entanto, diversos programas só aceitam inscrições até fevereiro – fique atento aos prazos!
Saiba mais AQUI

  1. China

Bolsas de Estudo do Governo Chinês
O governo chinês oferece uma série de bolsas parciais e integrais a estudantes internacionais em programas acadêmicos (graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado) e de idiomas. Candidatos podem se inscrever para as bolsas antes de serem admitidos em uma universidade chinesa. Para se inscrever, interessados devem entrar em contato com a Embaixada da China em Brasília ou com os consulados da China no Rio de Janeiro e São Paulo. O período de inscrição começa em janeiro e termina na metade de abril, todos os anos.
Saiba mais AQUI

  1. Dinamarca

The Danish Government Scholarships
Bolsas de 5 a 12 meses para brasileiros matriculados em um programa de mestrado ou doutorado. Destinadas a estudantes interessados em estudar a língua e a cultura dinamarquesas ou outros campos de estudo relacionados com a Dinamarca, como design, arquitetura, estudos ambientais e outras áreas relacionadas.
Alunos de graduação que estudam dinamarquês a pelo menos dois anos, que querem ampliar seus conhecimentos no idioma e em literatura escandinava, também podem se candidatar. As inscrições abrem em dezembro e vão até março.
Saiba mais AQUI
Leia mais sobre Bolsas para brasileiros na Dinamarca

  1. Estados Unidos

Programa Foreign Student Fulbright
Bolsas integrais para mestrado e doutorado em universidades americanas. As bolsas também incluem pós-doutorado (non-degree) e são oferecidas anualmente a estudantes de 155 países. Cobrem todas as taxas universitárias, livros, passagens aéreas e seguro de saúde. Além disso, os bolsistas recebem um subsídio mensal para custos pessoais. Cerca de 4 mil bolsas são concedidas anualmente.
Confira os sites e acompanhe as datas em que as bolsas são oferecidas:
Site oficial do programa
Comissão Fulbright Brasil
>> Leia mais sobre as Bolsas para doutorado sanduíche nos Estados Unidos 

  1. França

Eiffel Excellence Scholarships
Destinadas a estudantes internacionais aprovados para um mestrado ou doutorado em uma universidade francesa. O programa é desenvolvido pelo Ministério das Relações Exteriores e do Desenvolvimento Internacional da França e tem por objetivo a formação de futuros líderes estrangeiros nos setores público e privado.
Áreas de estudo contempladas:
– Engenharia para o nível master (mestrado)
– Ciências da engenharia e ciências exatas para o doutorado: engenharia, matemática, física, química e ciências da vida, nano e biotecnologia, ciências da terra, do universo e do meio ambiente, ciência e tecnologia da informação e da comunicação
– Economia e gestão
– Direito
– Ciências políticas
Em 2017/1018, as bolsas para o mestrado foram de 1.181 euros mensais e para o doutorado, de 1.400 euros mensais. As inscrições abrem em outubro e encerram em janeiro.
Saiba mais AQUI
Leia mais: Bolsa Eiffel para mestrado e doutorado na França

  1. Holanda

Orange Tulip Scholarship
Criado pelo Nuffic Neso Brazil, em 2012, é especialmente voltado para estudantes brasileiros com excelente desempenho acadêmico. Anualmente, mais de 70 bolsas integrais são oferecidas em diversas instituições de ensino holandesas. As bolsas são para graduação, mestrado ou MBA e contemplam cursos em artes, ciências biológicas e saúde, exatas, tecnológicas e humanas. As inscrições normalmente abrem em novembro e vão até abril/maio do ano seguinte – dependendo das exigências de cada universidade.
Saiba mais AQUI
> Leia mais: Holanda oferece bolsas exclusivas para brasileiros; Estudar na Holanda

  1. Hong Kong PhD Fellowship Scheme

Bolsas governamentais direcionadas a estudantes internacionais que desejam fazer doutorado em tempo integral. Universidades participantes:
– City University of Hong Kong
– Hong Kong Baptist University
– Lingnan University
– The Chinese University of Hong Kong
– The Education University of Hong Kong
– The Hong Kong Polytechnic University
– The Hong Kong University of Science and Technology
– The University of Hong Kong
Fundada pelo Conselho de Subvenções de Pesquisa de Hong Kong em 2009, a bolsa inclui HK $ 240 mil anuais (aproximadamente 30 mil dólares) além de outros benefícios. Mais de 230 bolsas de doutorado foram concedidas para 2018/19. As inscrições começam em 1 de setembro e terminam em 1 de dezembro.
Saiba mais AQUI
Leia mais: A pequena grande Hong Kong

  1. Itália

Invest your Talent in Italy
O Ministério das Relações Exteriores da Itália oferece bolsas de estudo para mestrado (Laurea magistrale or Master universitario) em instituições de ensino parceiras do programa Invest Your Talent in Italy. O diferencial desta oportunidade é a parceria criada entre as principais empresas e universidades italianas. O programa é de nove meses e contempla as seguintes áreas: Engenharia, Tecnologias Avançadas, Arquitetura, Design, Economia e Gestão. Oferece um curso de italiano intensivo, isenção de taxas universitárias, oito mil euros anuais (pagos a cada três meses), estágios de três meses em empresas italianas e apoio aos estudantes participantes.
As inscrições abrem em dezembro e vão até fevereiro.
Saiba mais AQUI
Leia mais: Bolsas para mestrado com estágio na Itália

  1. Japão

Bolsas de Estudo MEXT (Monbukagakusho)
O governo Japonês, através do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (MEXT) oferece seis tipos de bolsas de estudo para brasileiros em universidades japonesas.
As inscrições para as bolsas de Pesquisa, Graduação, Escola Técnica e Cursos Profissionalizantes ocorrem anualmente entre os meses de abril e junho, e as de Treinamento de Professores e Cultura e Língua Japonesa, entre janeiro e fevereiro.
Saiba mais AQUI
Leia mais: Tóquio: tradição oriental e modernidade

  1. Nova Zelândia

New Zealand Development Scholarships
Concedem a candidatos de países em desenvolvimento, a oportunidade de se aprimorarem em áreas do conhecimento que irão ajudar seus países de origem. Jovens de até 39 anos que tenham projetos de estudo e pesquisa focados em agricultura ou em energias renováveis podem se inscrever. O programa busca candidatos com potencial de liderança e excelente desempenho acadêmico, motivados a desenvolver suas habilidades e a ampliar seu conhecimento e redes internacionais.
As bolsas são oferecidas para especialização (6 meses a 1 ano), mestrado (1 a 2 anos) e doutorado (3 a 4 anos). Cobrem os custos dos cursos, passagens aéreas, seguros de viagem e de saúde e oferecem um auxílio para despesas cotidianas. As inscrições abrem em fevereiro e vão até abril.
Saiba mais AQUI
Leia mais: Bolsas para estudar na Nova ZelândiaEstudar em Wellington, Nova Zelândia;
Estude em Auckland, Nova Zelândia

  1. Reino Unido

Programa Chevening
Bolsas governamentais para mestrado destinadas a estudantes excepcionais com alto potencial de liderança. Cobrem programas de um ano em tempo integral em qualquer universidade da Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte ou País de Gales. A bolsa oferece um auxílio mensal para gastos com passagens, moradia e demais custos essenciais. Além de uma intensa vivência internacional, os bolsistas Chevening recebem diversas oportunidades de desenvolvimento profissional, acadêmico e pessoal. As inscrições normalmente abrem em agosto e vão até setembro.
> Saiba mais AQUI
> Leia mais sobre o Programa Chevening: bolsas para mestrado no Reino Unido

  1. Singapura

Singapore International Graduate Award (SINGA)
Bolsas para doutorado nas áreas de Ciência e Engenharia. Estudantes podem fazer sua pesquisa na Agency for Science, Technology and Research (A*STAR), National University of Singapore (NUS), Nanyang Technological University (NTU) e na Singapore University of Technology and Design (SUTD). A bolsa oferece suporte financeiro durante os quatro anos do curso e inclui todos os custos com a universidade, auxílio mensal e de acomodação e passagens aéreas. As inscrições estão abertas e vão até 1 de junho.
Saiba mais AQUI
Leia mais: Estudar em Singapura, a “Cidade Leão”

  1. Suécia

Swedish Institute Study Scholarships
Bolsas governamentais para mestrado em diferentes universidades suecas. Cobrem taxa de matrícula, despesas pessoas, passagens aéreas e seguro de saúde. As inscrições normalmente abrem em 1 de dezembro e vão até 16 de janeiro.
> Saiba mais AQUI
Leia mais: Estudar na Suécia

  1. Suíça

Swiss Government Excellence Scholarships
Todos os anos, a Confederação Suíça concede bolsas de estudo para promover o intercâmbio internacional e a cooperação de pesquisa com mais de 180 países. As Swiss Government Excellence Scholarships, destinam-se a jovens pesquisadores internacionais que já tenham concluído um mestrado ou um doutorado. A bolsa oferece 1.920 francos suíços mensais, seguro de saúde, auxílio com passagens aéreas, moradia, transporte local, serviços de apoio e viagens organizadas especialmente para os bolsistas. As inscrições normalmente abrem em agosto e vão até outubro.
> Saiba mais AQUI
> Leia mais: Bolsas para doutorado e pesquisa na Suíça

Andrea Tissenbaum, a Tissen, escreve sobre estudar fora e a experiência internacional. Também oferece assessoria em educação e carreiras internacionais
Entre em contato: tissen@uol.com.br

Siga o Blog da Tissen no InstagramFacebookTwitter.

Compartilhe

DEIXE UMA RESPOSTA