Compartilhe
Palazzo Hercolani - atual Faculdade de Ciências Políticas | Universidade de Bolonha | Foto: Sailko, via Wikimedia Commons
Palazzo Hercolani – atual Faculdade de Ciências Políticas | Universidade de Bolonha | Foto: Sailko, via Wikimedia Commons
As bolsas são para graduação, mestrado ou graduação + mestrado (ciclo único) em qualquer área do conhecimento na universidade de Bolonha, na Itália.

Fundada em 1088, a Universidade de Bolonha (UNIBO) é considerada a mais antiga da Europa. Sua história entrelaça-se com grandes personagens da ciência e da literatura. Até hoje é considerada uma referência na cultura européia. Atualmente, com uma comunidade de mais de 85 mil alunos, a universidade de Bolonha é uma das maiores da Itália. Oferece 200 programas e cursos especializados de dois anos em 33 departamentos e 11 escolas.

Imagine poder estudar com bolsa integral em uma instituição de ensino com tanta história! Sim, a Universidade de Bolonha está oferecendo a estudantes estrangeiros que desejam cursar sua graduação, mestrado, ou graduação + mestrado (ciclo único) esta oportunidade.

A bolsa inclui a quantia de 11 mil euros e isenção das taxas dos cursos. Esses benefícios são atribuídos com base nos resultados dos SAT e GRE apresentados pelos candidatos, pelo período de um ano acadêmico.

Ficou interessado? Veja quais são os documentos que precisa apresentar:

– Para os alunos que vão se candidatar à graduação (first cycle) ou à graduação + mestrado (single cycle):

  • Diploma de ensino médio e histórico escolar – com tradução juramentada. Estudantes que têm um diploma de uma escola italiana internacional também podem candidatar-se.
  •  Teste SAT. IMPORTANTE: você deve fazer o teste SAT no prazo de inscrição.

– Para os alunos que vão se candidatar ao mestrado (second cycle):

  • Diploma de graduação / bacharelado e histórico escolar/acadêmico com tradução juramentada.
  • Teste GRE
  • Ter menos de 30 anos

Todas as candidaturas devem ser feitas através do site Studenti Online.

Consulte a lista de programas de graduação e mestrado oferecidos pela universidade de Bolonha AQUI. As regras e prazos podem variar para cada programa. As chamadas para candidatura serão publicadas em fevereiro e vão até julho de 2018.

>> As inscrições para o processo seletivo para as bolsas do mestrado vão até 30 de março. Para o processo seletivo das bolsas de graduação e graduação + mestrado, a data se estende até 30 de abril.

Confira os programas oferecidos em inglês AQUI.

Conheça o passo-a-passo para inscrever-se em um curso de graduação ou de graduação + mestrado AQUI.

Leia com atenção as exigências para candidatar-se a um programa de mestrado AQUI.

Foi a UNIBO que deu nome ao Processo de Bolonha, o projeto que torna os sistemas acadêmicos e as qualificações mais compatíveis em toda a Europa. Trocando em miúdos:
first degree cycle corresponde aos nossos programas de graduação e tem três anos de duração. Single Cycle corresponde a um programa de graduação (3 anos) + especialização/mestrado (2 anos). O Second Degree Cycle, corresponde ao nosso mestrado (2 anos).

Andrea Tissenbaum, a Tissen, escreve sobre estudar fora e a experiência internacional. Também oferece assessoria em educação e carreiras internacionais
Entre em contato: tissen@uol.com.br

Siga o Blog da Tissen no Instagram, Facebook Twitter.

 

 

Compartilhe

DEIXE UMA RESPOSTA