Bolsa Eiffel | Foto: NonOmnisMoriar, via Wikimedia Commons
Bolsas Eiffel | Foto: NonOmnisMoriar, via Wikimedia Commons
As bolsas Eiffel são destinadas a estudantes internacionais aprovados para um mestrado ou doutorado em uma universidade francesa. Inscrições até 12/01/18.

As inscrições para as bolsas Eiffel estão abertas e vão até 12 de janeiro de 2018. O programa é desenvolvido pelo Ministério das Relações Exteriores e do Desenvolvimento Internacional da França e tem como objetivo a formação de futuros líderes estrangeiros, nos setores público e privado.

>> As bolsas Eiffel contemplam as seguintes áreas de estudo:
– Engenharia para o nível master (mestrado)
– Ciências da engenharia e ciências exatas para o doutorado: engenharia, matemática, física, química e ciências da vida, nano e biotecnologia, ciências da terra, do universo e do meio ambiente, ciência e tecnologia da informação e da comunicação
– Economia e gestão
– Direito
– Ciências políticas

A bolsa para o mestrado é de 1.181 euros mensais. Para o doutorado, o valor é de 1.400 euros mensais.

Para candidatar-se ao mestrado é preciso ter no máximo 30 anos até 12 de março de 2018. Para o doutorado, o limite de idade é 35 anos.

>> Duração da bolsa:
1. Mestrado / Master:
12 meses, no máximo, para candidatos do M2 – segundo ano do Master
24 meses, no máximo, para candidatos do M1 – primeiro ano do Master
36 meses, no máximo, para candidatos em preparação para o diplôme d’ingenieur.

2. Doutorado:
Duração máxima de 10 meses.

Para participar você deve entrar em contato diretamente com a universidade e informar que deseja concorrer a uma bolsa Eiffel. A instituição determinará quais documentos devem ser enviados e avaliará o seu dossiê. Se você for aprovado, a universidade ficará responsável por enviar sua documentação ao Campus France Paris, responsável pela bolsa Eiffel.

Entre em contato com a universidade de seu interesse o quanto antes. A data limite para o envio de sua candidatura para a comissão julgadora é 12 de janeiro de 2018, mas até essa data você já deve ter o pré-aceite da universidade.

>> Atenção:
– Somente as instituições de ensino podem encaminhar as candidaturas ao Campus France de Paris. Candidaturas encaminhadas diretamente pelo estudante ao Campus France Paris serão desconsideradas.
Você pode realizar o primeiro contato com mais de uma universidade, mas somente uma das instituições deve encaminhar o seu dossiê para a comissão da bolsa. Se mais de uma universidade encaminhar o seu pedido, seu dossiê será automaticamente desclassificado.

Os resultados serão anunciados na semana de 12 de março de 2018.

> Leia o edital completo das Bolsas Eiffel (em francês) AQUI.
> Informações importantes para os candidatos podem ser lidas AQUI.
> Esclareça suas principais dúvidas sobre a candidatura AQUI.

Andrea Tissenbaum, a Tissen, escreve sobre estudar fora e a experiência internacional. Também oferece assessoria em educação e carreiras internacionais
Entre em contato: tissen@uol.com.br

Siga o Blog da Tissen no FacebookTwitter e Instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA