Divulgação
Divulgação
A Comissão Fullbright está com vagas abertas para duas bolsas de estudo destinadas a professores e pesquisadores. Confira! 

Professores e pesquisadores de todas as disciplinas, com mais de sete anos de doutorado finalizado podem se candidatar a 20 bolsas do Programa Professor/Pesquisador Visitante nos EUA. As bolsas são de três ou quatro meses de duração para realizar pesquisas, ministrar palestras em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos. O candidato deve apresentar carta de aceitação da instituição anfitriã nos EUA.

>> Requisitos:

  • Nacionalidade brasileira (e não ter nacionalidade norte-americana);
  • Ter concluído doutorado antes de 1 de janeiro de 2010;
  • Possuir atuação acadêmica qualificada na área e reconhecida competência profissional com produção intelectual consistente;
  • Possuir vínculo empregatício com instituição de ensino superior ou instituição de pesquisa;
  • Ter proficiência em inglês compatível com o bom desempenho nas atividades previstas;
  • Residir no Brasil, no momento da candidatura e durante todo o processo de seleção.

> As inscrições devem ser feitas online até o dia 17 de outubro de 2016. Saiba mais AQUI.

Jovens doutores que foram recentemente contratados em caráter permanente em Instituições de Ensino Superior brasileiras podem se candidatar a dez bolsas do programa Professor/Pesquisador Junior nos EUA. Os candidatos selecionados poderão realizar pesquisas, ministrar palestras e/ou apresentar cursos/seminários para a pós-graduação em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos, com duração de três ou quatro meses.

>> Requisitos:

  • Nacionalidade brasileira (e não ter nacionalidade norte-americana);
  • Ter concluído o doutorado após 31 de dezembro de 2009;
  • Ser membro do corpo docente em instituições de ensino superior brasileiras ou institutos de pesquisa em tempo integral a partir de 31 de dezembro de 2009;
  • Ter fluência em inglês, compatível com o bom desempenho nas atividades previstas, que inclui ministrar aulas;
  • Residir no Brasil no momento da candidatura e durante todo o processo de seleção.

> As inscrições devem ser feitas online até o dia 17 de outubro de 2016. Saiba mais AQUI.

Sobre a Fullbright

O Programa de Intercâmbio Educacional e Cultural do Governo dos Estados Unidos da América foi criado em 1946, por lei do Senador J. William Fulbright. Tem como principal objetivo ampliar o entendimento entre os EUA e outros países. Durante toda a sua existência, este programa já concedeu mais de 370 mil bolsas de estudo, pesquisa e ensino a cidadãos norte-americanos e de outros 150 países.

A Fulbright chegou ao Brasil em 1957 e desde então é representada e administrada por uma organização internacional vinculada aos governos do Brasil e dos EUA: a Comissão Fulbright. Suas bolsas já levaram mais de 3.500 brasileiros para estudar no Estados Unidos e trouxeram quase 3.000 norte-americanos para o Brasil. A Fulbright oferece bolsas de estudos para o intercâmbio de estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores que queiram fazer a diferença em suas comunidades por meio da pesquisa e do conhecimento.

Fonte: Comissão Fullbright Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA